TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Política

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Uma sociedade bem organizada utiliza algum determinado tipo de sistema de leis, direitos e deveres que devem ser cumpridos por todos da sociedade.

Existem três teorias do direito, no qual estamos trabalhando. A teoria do direito divino, a teoria do direito natural e a teoria do direito positivo.

A teoria que o Brasil adota, na minha opinião, é a teoria do direito positivo, porque o sistema de leis, direitos, e deveres dos cidadãos está ligada com a sociedade.

E a teoria do direito positivo diz que ética e direito são coisas independentes, que, pode sim ter leis que vão contra a ética, mas que são coisas diferentes, ou seja, se houver leis que vão contra a ética, não tem problema, pois ética e direito são coisas distintas. E no Brasil são criadas algumas leis que não tem nada a ver com a ética, mas que é criada por algum motivo, que muitos podem concordar e outros não, por exemplo, a nova lei que foi criada, que obriga os carros andarem com os faróis acesos em plena luz do dia, essa lei não condiz com a ética, e na minha opinião é desnecessária, más é lei e deve ser cumprida.

Más muitas pessoas não veem as leis como princípios morais, elas veem como um conjunto de regras que foram criados para satisfazer as necessidades sócias concretas. Por isso que tem muitos brasileiros que não cumprem as leis.

Quando a sociedade não está feliz com as leis, direitos ou até mesmo os direitos dos cidadãos são feitas muitas vezes manifestações, para que seja exigido o direito do povo.

Enfim, o positivismo nada mais é do que leis que são criadas para organizar nossa sociedade, independente se vai contra ou não a nossa ética. E as leis de uma determinada sociedades não dependem sempre da moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com