TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia das Américas

Por:   •  24/4/2022  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

Para realizar esta atividade, você deverá selecionar um dos filósofos abordados na Unidade I e investigar artigos que tratam do tema selecionado nesse material didático a respeito do filósofo. Logo depois, selecione o artigo que considerou mais interessante e realize uma leitura cuidadosa e atenta do mesmo. Logo depois, produza uma síntese do artigo escolhido. Nessa síntese você deverá responder as seguintes questões:

  1. Como o autor do artigo se posiciona a respeito das propostas políticas do filósofo abordado na Unidade I?

R: Em primeiro lugar cabe a apresentação do título do artigo e seus respectivos autores. O artigo se chama, A impossibilidade de manutenção do estado mínimo de Robert Nozick, de Virgílio Queiroz de Paula e Adriano Ferreira de Oliveira. Nele os autores, versam sobre a impossibilidade da manutenção do estados mínimo proposto por Nozick em sua teoria política. O argumento central gira em torno da ideia de que a própria ideia de estado mínimo, invariavelmente tenderia à prática coercitiva para a manutenção do status de sua própria manutenção. Ocorrendo desse modo, em um contra senso de princípio, traindo a própria noção de estado mínimo no qual o seu poder de coerção estaria sobre controle e de forma pequena.Para tal, os autores lançam mão da teoria dos jogos e da lógica da ação coletiva para demonstrar os supostos pontos francos da teoria de estado de Nozick.

  1. O posicionamento do autor do artigo é favorável ou crítico ao filósofo tratado na Unidade I? Justifique.

R: O posicionamento dos autores não é favorável ao pensamento de estado ultra-mínimo de Robert Nozick, pois os mesmos acreditam que estado-mínimo tal qual proposto por Nozick é economicamente inviável, uma vez que fomenta bens e serviços apenas de ordem não estatal . Criando dessa maneira a oportunidade para o surgimento de free-riders, que não podem ser combatidos ou impedidos sem violar direitos fundamentais do estado mínimo. Dito de outra forma; ao tentar garantir os direitos e liberdades, o estado-mínimo de Nozick é apunhalado exatamente por aquilo que se propõe a proteger.

  1. Que aspecto apresentado no artigo traz novas informações referentes a proposta política do filósofo analisado na Unidade I e que não se encontra em nosso material didático? Justifique.

R: Acredito que a ideia de Nozick sobre agência dominante. Para o pensador em seu modelo de sociedade, o estado não existiria tal como conhecemos, agências reguladoras fariam o papel de proteger e garantir aos membros de mesma sociedade, direitos negativos, como o direito de não agressão, honrar contratos e propriedade privada. Os quais seriam mantidos por agências reguladoras, entretanto pelo próprio caráter de concordância do mercado,  e a ação de escolha das pessoas, tais agências tenderiam a sumir, em detrimento de apenas uma, gerando dessa forma um monopólio que agiria como um estado. Esse estado formado pelo mercado seria a agência dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com