TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Ética

Por:   •  28/6/2017  •  Exam  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 4

1. Identifique como se apresenta a “crise ética” no noticiário dos últimos tempos (considere os seis meses). Até que ponto é reconhecida também, nos meios de comunicação, uma “crise da ética”? Em que sentido as duas abordagens se chocam?

R. Ética é definida como o estudo do compartamento humano, é visto como a vida pública ou profissional, então podemos dizer que a crise ética é a duvida do que o indivíduo pode ou não realizar.

O que os noticiários nos mostram nos ultimos seis meses, são comportamentos deplóraveis do ponto de vista ético, principalmente quando as notícias retratam os representantes do poder público. Os incontáveis casos de corrupção, lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito, uso de bens públicos para satisfazer interesses particulares, dentre outros. Tantas ocorrencias neste sentido, nos levam a pensar que nossa sociedade pode estar acostumada a ver como um casos normais ou banais.

A crise ética e a crise da ética se relacionam quando pressupomos que a primeira refere-se ao por que cumprir as regras, enquanto que a outra trata do por que se esforçar para cumprir as regras, isso nos leva a interpretação do que é o bem e o mal, nos levando a pensar no que nós devemos evitar, e do que nós não devemos fazer.

2. Identifique e apresente o conceito de Ética e Moral.

R. Ética tem origem no grego “ethos”, que significa modo de ser. A palavra moral vem do latim mos ou morus, ou seja, costume ou costumes. Ética é a ciência sobre o comportamento moral dos homens em sociedade, sua função é explicar ou esclarecer uma realidade e conceitos correspondentes. Já a Moral é um “conjunto de valores e regras de ação propostas aos indivíduos”  conforme escreve Foucault (Livro Filosofia e Ética –Unidade 2 página 87).

Ao analisar os dois conceitos entre as duas, percebemos que ética é diferente da moral, pois a primeira não cabe fazer juízo valorativo, e o fato de haver uma preocupação dos seres humanos com o bem e o mal. A moral tem a ver com as regras cua observaçao se exige para que o comprtamento seja considerado correto

3. Explique a afirmativa de Assman (2009, p. 90) “os outros seres cumprem uma “lei”, que nós chamamos instinto, e nunca podem descumprir, e nós, humanos, temos uma lei, que podemos cumprir ou descumprir”.

Quando Assman nos expõem essa afirmativa ele traz toda uma história humana de tempos de existência e de satisfação de seus egos o surgimento da ética e da moral que já foram explicadas na questão anterior e que pelas informações surgem com o aparecimento da Filosofia de Sócrates Platão e Aristóteles (SPA).

Mesmo sabendo que já existia regras de convivência e convívio, foi somente a partir desta fase que começou a se questionar a moral com tal definição e consequência a própria ética da vida humana. Descumprir a “lei natural” se dá por uma parte essencial ao ser humano os sentimentos, que é sua parte animal, assim sendo o ser sócio-cultural é administrado pelo animal-sentimental, levando por instintos de várias ordens a desrespeitar essa lei natural, pois a lei cultural é quem predomina. Pode parecer ser diferente a ação humana dos animais que agem por instinto, mas, ao observar o comportamento humano que estamos sendo tão instintivos e animais ao saciar nossos desejos quanto os animais os chamados seres amorais.

4. A partir de um exemplo de um fato recente (últimos seis meses) da vida política nacional ou estadual, em que se assinalou a “falta de ética”, analise-o para mostrar a diferença entre uma abordagem do fato a partir da “ética de responsabilidade” e a partir da “ética da convicção”. Verifique também sob qual perspectiva ética os meios de comunicação social abordaram ou abordam o fato analisado.

R.  Ao tentar entender  que: Para Weber,

ética é o conjunto das crenças que se manifestam nas atitudes práticas de um povo, de uma sociedade, de uma comunidade religiosa. Cada povo, cada sociedade, cada forma religiosa tem assim a sua ética. (Assmann 2009, p. 101)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com