TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Ética

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Administração Pública

Disciplina: Filosofia e Ética

      Questões da Atividade a Distância (AD3)

  1. Como se pode interpretar o sentido e a importância da doutrina reminiscência?

         R: Com o julgamento que os indivíduos já provia de um conhecimento inato, onde o mundo era inteligível ou sensível. Uma vida que se antecedia de forma perfeita e possuía assim uma ciência perfeita, fazendo a alma recordar os conhecimentos que ela já contemplara anteriormente à encarnação do corpo, para Platão. Por isso toda ciência platônica é reminiscência, pois supõe da investigação das idéias que preexistiam.

  1. Qual o sentido do dualismo platônico?

        R: Da existência de dois mundos, sendo eles o mundo das formas ou idéias (inteligível) e o mundo concreto e sensível. O conhecimento mediante ao reconhecimento das formas e idéias que habitam no mundo inteligível fora ou dentro do espaço, sendo capazes de organizar suas estruturas conforme as idéias e revelando as em sua plenitude. Dos sentidos a (doxa) trata-se de um  mundo que conhecemos através dos sentidos, pelo olfato, paladar, audição, visão, tato. Esse mundo para Platão é um engano, pois segundo ele é necessário converter o sensível ao inteligível para ser despertado o conhecimento esquecido e com isso se abrir os das verdadeiras idéias.

  1. Como se caracteriza o processo de libertação do prisioneiro?

R: O prisioneiro consegue se livrar das correntes que o prendia, ele sai e vê o mundo diferente do que se acostumara a conhecer, onde só via sombras projetadas nas paredes através do fogo da fogueira. Ao ter contato com o mundo exterior a luz do sul o ofuscou os olhos o cegando de imediato e isso o assustou. Com o acostumar à luz do sol, sua visão voltara e ele pode contemplar o quão o mundo era belo e colorido, e percebendo assim que as sombras eram uma imitação do mundo lá fora. Retornando a caverna, ele conta aos outros prisioneiros o que vira lá fora, mas estes não acreditam e acabam o hostilizando, pois estavam aos seus costumes, preconceitos, hábitos e práticas que só conseguem enxergar limitadamente.

  1. Qual o sentido da missão política-pedagógica do filósofo?

R: O filósofo não pode temer sair e retornar à caverna, ou seja ele tem a responsabilidade de pensar, refletir sobre a realidade, instruir as pessoas a não se contentarem com a veracidade que querem que acreditem. Logo, o plano pedagógico, implica em pensar e exercitar o contexto em suas falhas e empecilhos, buscando soluções e possíveis alternativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com