TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A - Filosofia e Ética

Por:   •  15/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Administração Pública

Disciplina: Filosofia e Ética

Questões da Atividade à Distância

1) Como se deu a passagem da cosmologia à metafísica.

Marilena Chauí (1994) aponta que a filosofia nasce de duas premissas: admiração e espanto. A partir destes postulados, esta área do saber visa responder ou buscar respostas acerca de perguntas sobre a existência do mundo. Tais questionamentos levaram Aristóteles e Platão a buscarem justificativas racionais para a gênese de um mundo ordenado – o cosmos –, dando origem assim à cosmologia.

A pesquisadora afirma ainda que a busca deste princípio que gera e ordena tudo que há e ocorre na natureza se subjaz à procura de uma potência natural contínua e infinita, reconhecida pelos primeiros filósofos como physis. Chauí (1994, p. 266) postula que a cosmologia se caracterizava como “explicação racional sobre a physis do Universo e, portanto, uma física.”

2) O que significam as palavras metafísica e ontologia? Quem empregou pela primeira vez?

De acordo com Marilena Chauí (1994, p. 266) a metafísica (do grego: ta meta ta physika) significa “aqueles [escritos] que estão [catalogados] após os [escritos] da física”. A filósofa afirma que essa palavra foi empregada pela primeira vez em meados de 50 a.C. por Andrônico de Rodes, o qual havia sido responsável por recolher e organizar as obras de Aristóteles que há muito haviam sido perdidas.

A palavra ontologia, por sua vez, foi considerada, no século XVII, pelo filósofo alemão Jacobus Thomasius mais adequada para designar a metafísica. Segundo Chauí (1994, p. 266), “Ontologia é composta de duas outras [palavras]: onto e logia. Onto deriva-se de dois substantivos gregos, ta onta (os bens e as coisas realmente possuídos por alguém) e ta eonta (as coisas realmente existentes). Assim, ontologia significa: estudo ou conhecimento do Ser.”

Levando em consideração os escritos aristotélicos, Thomasius considerou que a Filosofia Primeira estuda o ser das coisas, a essência de um ente ou de uma coisa. Chauí (1994, p. 267) explica que a “Ontologia diria qual é o assunto da Filosofia Primeira, enquanto [a] Metafísica diria apenas qual é o lugar dos livros da Filosofia Primeira no catálogo das obras de Aristóteles.”

A partir disso, a tradição filosófica legitimou o uso da palavra metafísica, pois, segundo a autora, Aristóteles afirma que essa área é a condição básica para o estudo de todos os seres e de todas as coisas. Dessa forma, a palavra metafísica assume uma posição de maior prestígio em relação a palavra ontologia e passa a significar “aquilo que é condição e fundamento de tudo o que existe e de tudo o que puder ser conhecido.” (CHAUÍ, 1994, p. 267).

3) Por que atribuir a Parmênides de Eléia a primeira elaboração ontológica?

Chauí (1994) aponta que Parmênides de Eléia foi o primeiro filósofo a se contrapor à cosmologia, pois ele postula que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo quimérico e feito de dissimulação. Ao fazer tal afirmação, Parmênides ataca diretamente a base da cosmologia, o cosmos.

Parmênides contrapunha-se ainda a tradição filosófica anterior a ele. Heráclito de Éfeso, por exemplo, acreditava que havia uma multiplicidade infinita de seres contrários entre si. Enquanto Parmênides afirmava que o pensamento verdadeiro exigia a identidade e a não-contradição do ser, ou seja, para ele o Ser era único e imutável.

Além disso, Parmênides postula que há uma diferença entre o ato de pensar e o de perceber. Segundo Chauí (1994, p. 269), “Perceber é ver aparências. Pensar é contemplar a realidade como idêntica a si mesma. Multiplicidade, mudança, nascimento e perecimento são aparências, ilusões dos sentidos. Ao abandoná-las, a Filosofia passou da cosmologia à ontologia.”

4) Como Platão superou o problema deixado por Parmênides?

Segundo Chauí (1994), Platão dedicou-se a tentar resolver o impasse que foi deixado pelos pensamentos de Heráclito e de Parmênides. Platão ponderou determinados aspectos defendidos por cada um dos filósofos na tentativa de conciliar as ideias divergentes de ambos.

Ao estudar Heráclito, Platão observa questões que dizem respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com