TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Ética

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

1. Os gregos inventaram a filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver seus problemas, o fez como se estivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos, para todos os tempos. O motivo prático que levou os gregos a inventarem a Filosofia, foi à necessidade de respostas objetivas e reais que estivessem fundamentadas em argumentos sólidos acerca de questões relacionadas ao cotidiano como exemplo: política, economia, ciências, religião, cultura, etc..., que viessem abranger de uma forma única, neutra e universal todas as gerações. A filosofia não nasceu simplesmente através de mentes criativas ou brilhantes, mas de mentes que de certa forma vivenciaram um momento crítico onde o homem buscava para si verdades, as quais os antigos conceitos não mais conseguiam sustentar os seus princípios e argumentos, pois não eram lógicos, mas abstrato, infundados e contestáveis. Diante de tal crise nasce à filosofia com o propósito de encontrar não uma resposta que viesse atender a alguns, mas uma verdade universal.

2. Filosofia no senso comum é conhecimentos que não nasceram de reflexões profundas, ou seja, são conhecimentos superficiais. O senso comum é caracterizado pela imperfeição, incoerência. No início a filosofia tem seu sentido etimológico de “amor à sabedoria” que com o passar dos tempos passou de designar não apenas o amor ou a procura da sabedoria, mas um tipo especial de sabedoria, que nasce do uso metódico da razão, da investigação racional em busca do conhecimento. Assim, a diferença entre o conceito que os gregos deram à filosofia é justamente a evolução do sentido do saber racional do mundo, diferente do saber fantasioso, irracional, incoerente e impreciso.

3. A raiz da ciência é incorporada na filosofia, ou seja, o primeiro conhecimento objetivo, neutro e universal da realidade teve como base os ideais filosóficos como a razão, é do mesmo valor, os dois conceitos se equivalem. Somente nos moldes contemporâneos e que foi estabelecida uma distinção entre filosofia e ciência.

A ciência moderna nasce e se consolida como o conhecimento da realidade a partir do estudo das partes e enquanto estudo do “como” da realidade, a filosofia por sua vez tem como característica a pretensão de conhecer o todo como tal, o estudo dos “porquês”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com