TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia em relação a ética

Por:   •  1/12/2017  •  Resenha  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

AULA 14/08        

Distinção entre ética e moral

No uso cotidiano não se faz essa distinção

-  ética e moral são referências para a orientação da conduta e para a formação do senso moral (designa a forma como nos orientamos para avaliar e formular juízos de valor)

“Ambos servem de referência para podermos avaliarmos o ato, se uma pessoa está atuando/construindo o pensamento de forma ética ou moral não faz sentido distinguir, pois não se sabe como a pessoa construiu seu pensamento. O jeito que a pessoa pensa tanto ético como moral está correto”

- O comportamento humano é multifacetado

“A maneira como nós avaliamos nem sempre e de forma linear em que as conexões do pensamento são exatas e claras, influenciados por uma combinação de valores”

- Agimos influenciados por um sem número de fatores “ (incontável número de fatores) ” (podem ser biológicos, psicológicos, ambientais, antropológicos (cultura) e socioeconômicos)

- Não há uma estrutura única e totalizadora que organiza as ações das pessoas, tampouco uma teoria ou modelo que seja suficiente “não há uma regra única que decida como as pessoas possam tomar uma decisão”

- Portanto a moral pode se desenvolver a partir da ética (entre outras influencias) e vice-versa ”ética e moral se complementam, agindo de forma combinada, a ética proporciona o avanço da moral e vice-versa. Pode ser que algumas ações não sejam ética, mas sejam morais e vice-versa”

- Não é promissora a intenção de uma genealogia ética-moral segura “é fazer uma análise partindo da ética/moral, ou seja, fazendo uma desconstrução”

“A distinção da ética e moral não faz sentido quando fazer essa distinção é apenas para avaliarmos o pensamento do outro”

  • A distinção e importante para a atitude crítica e autônoma, para escolha consciente (convicção) das referências para o agir
  • Etimologia dos termos -> a história dos termos,
  • Etica /moral - > origem no grego Ethos (éthos- lugar para se viver – no latim mores ou moral – costumes, cultura, habitos, relações sociais; todos somos um sujeito moral/juízo de valor - ”desatenção civil”- e algo que e biológico, diz respeito ao nosso instinto de sobrevivência; que gera uma certa desconfiança/êthos - caráter -> ética – agir com convicção –> a partir de uma racionalização; o comportamento ético é fundamentado “bases, teorias e modelos – se não se conhece não tem como ter um pensamento ético, e quem o tem e so quem já estudou o pensamento ético, no caso da moral não é preciso estudar e fundamentar” )
  • Sócrates -  pai da filosofia ocidental/ética – era um professor da época -  cada filosofo construía e os alunos seguiam seu pensamento.
  • ‘so sei que nada sei’ (humildade socrática – significa que o  filosofo não é aquele que sabe, mas que quer saber, o filosofo utiliza o questionamento, no momento que ele encontra as respostas ele não quer saber) a única maneira de você  ter um pensamento crítico é quando você e humilde, pois a partir do momento que você tem o conhecimento você não quer mais conhecer, não conseguindo mais evoluir
  • ‘Conhece-te a ti mesmo’
  • O primeiro passo para o verdadeiro saber “– significa que é fundamentado corretamente” – é o reconhecimento que estamos sujeitos a enganos e que realidade pode ser mera aparência. Se habituar a ser mais aberto ao conhecimento novo, colocar a prova as verdades que conhecemos como absolutas e ter o habito de ter um pé atrás em relação ao que acontece ao nosso redor, fazendo uma desconstrução do que é mera aparência.
  • Ética é um comportamento orientado pela razão que desconstrói a realidade para fundamentar a conduta. Se constrói a partir do debate; é um processo do pensamento para se levar a conclusão
  • A moral é quando uma decisão ética se torna um habito na sociedade a partir da influência da ética nas pessoas.


AULA 21/08 – Ontologia e Epistemologia Moral

Ontologia Moral – Ontologia corresponde ao estudo do ser. ser é aquele que possui existência de forma independente (ele existe por ele mesmo, algo que existe sem que seja necessário mantê-lo existindo. ex; pedra) Assim sendo, ontologia moral  corresponde ao estudo da perspectiva de que  os valores e os princípios possuem existência de modo independente das vontades e relações humanas (o conhecimento exista de forma independente de nos, e nós conseguirmos capturar esse pensamento que está de forma independente de nós, extrair o conhecimento das  coisas, assim as coisas possuem conhecimento e eu consigo extrai-lo dali. Os valores princípios não são frutos dos nossos princípios e valores, eles existem de forma independente, sendo revelados para nós. Na perspectiva religiosa tem se a visão ontológica de que os valores são revelados a nós)

“Enquanto na ontologia o conhecimento e um ser, na epistemologia é uma construção humana, ou seja, o conhecimento não e algo que descobrimos e algo que descobrimos por meio da experiência que nós temos com as coisas/objetos, desenvolvemos uma abstração, uma construção individual. ”

Epistemologia Moral – epistemologia é o estudo do conhecimento. Conhecimento é uma construção humana, resultado do processo de abstração da experiência. Epistemologia Moral, desse modo, entende os valores e princípios como conhecimento abstraído das experiências e relações sociais. (Os princípios e valores são desenvolvidos durante nosso relacionamento, durante o contato um com o outro. Entende os valores e princípios como construções)    

Existência (algo que existe independente de nós) -> Realidade (lugar para se viver – cultura – cuidar, e aquilo que mantemos existindo (mantemos existindo, temos o interesse que tenha continuidade))

Ética não é algo que se ensina, mas sim a atitude crítica e a reflexão filosófica que nos permite ao conhecimento seguro. (A ética seria algo que se ensinasse, um corpo de regras universais que precisaríamos entender, um conhecimento pronto para ser desenvolvido, na epistemologia não se ensina a ética, mas o processo da ética, sendo uma atitude como uma reação do que estamos vivendo na nossa experiência e não um conjunto de regras prontas para uso)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com