TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Filosofia Pra A Sociedade E O Mundo Em Que Vivemos

Trabalho Universitário: A Importancia Da Filosofia Pra A Sociedade E O Mundo Em Que Vivemos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  45.719 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive, e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

A filosofia é extremamente ligada ao ser humano importante para a sociedade na formação da consciência crítica utiliza a razão para buscar respostas, baseia-se no questionamento, raciocínio e reflexão é o modo de buscar a verdade exercitando o pensar, é a liberdade da mente em arriscar e descobrir novos conceitos. Com ela aprendemos a pensar, e seremos seres questionadores e pensantes .É de grande importância na sala de aula uma vez que levará os alunos a questionarem a tudo e não a se dar por satisfeitos com respostas curtas e objetivas. Faz com que o ser humano tenha em olhar radical, rigoroso, crítico considerando que ele é o objeto da filosofia. Este desde que nasce está cercado de paradigmas, conceitos e valores tradicionais, que muitas vezes não os da a capacidade de decifrar ou explicar costumes ou maneiras de agir.

Podemos considerar a filosofia não como um saber, mas sim como uma reflexão sobre o saber, refletir é uma maneira de se por em questão os conhecimentos que possuímos, filosofar é refletir sobre o nosso saber, perguntar a si mesmo sobre nosso conhecimento, tem a intenção de estimular a consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora ao homem.

A filosofia é tão importante quanto o ar que respiramos se não questionarmos nossa existência não conheceremos a nos mesmos, a busca pelo conhecimento próprio é fundamental.

Se a filosofia é o exercício do pensar, de buscar a verdade, ela é necessária para a educação, pois é na educação que o saber se eleva se constrói se o modo de explorar a realidade desde a antiguidade foi feito pelo meio da reflexão, do pensamento hoje não é diferente.

Como a filosofia não apresenta resultados com aprovação de todos, se torna difícil a aceitação em sala de aula tanto pelos alunos, como pelos professores uma vez que as salas de aulas estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais da ciências da natureza ou da matemática ,as instituições de ensino procuram apresentar resultados de modo que os estudantes possam compreendê-los e eventualmente saber aplicá-los no desempenho da sua profissão por isso normalmente a solução é substitui-las por outra qualquer e isto esta sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia o aluno tende a compreender problemas ,teorias e seus argumentos da filosofia bem como saber discutir por si os problemas . A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver.

Para que possamos nos tornar seres livres e pensantes devemos ter acompanhamento desde nossa fase infantil escolar tornar essa nossa educação mais democrática dando chance aos nossos alunos manifestarem-se dentro e fora da sala de aula, promover debates sobre assuntos atuais, ensiná-los a usar ideias e lutar pelos seus ideais ,através de seus direitos.

Como a filosofia nos traz a vontade de questionamento, o saber questionar produz seres pensantes e não interessantes para os governantes introduzir essa matéria para o currículo escolar e aplica-lo de forma correta não se limitando ao “saber que” e sim “saber como” dará muito trabalho e será inconveniente aos governadores ter tantos seres pensantes e questionadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com