TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA SOCIEDADE

Tese: IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA SOCIEDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LETRAS E PEDAGOGIA

TRABALHO DE FILOSOFIA

Nome: Andrea de Souza Soares Barbosa RA 7988737247

Nome: Jessica Bruna Merquizzo Silva RA 7986697556

Nome: Miella Donini Lopes RA 7703625744

Nome: Sueli Betânia Mello de Oliveira RA 7599628542

Nome: Varlessa Barbosa Gualiato RA 8114739621

POLO: OSASCO/ SP

OUTUBRO/2013

INTRODUÇÃO

A filosofia da educação merece, pela importância do seu estudo, um lugar relevante entre as várias áreas da filosofia, a par de todas as restantes, contrariamente ao que por vezes se pensa.

Também contrariamente ao que por vezes se pensa, é diretamente relevante para as decisões de política educativa, no sentido de que boa parte das atuais questões polémicas de política educativa retomam questões polémicas clássicas de filosofia da educação, que as pode clarificar e enquadrar, e logo propiciar uma melhor decisão.

A história da filosofia é feita de ideias e de pensadores nos quais aparece frequentemente e de modo relevante, contrariamente ao que por vezes se pensa o problema de saber quais são as implicações pedagógicas da diversidade das teorias filosóficas por eles formuladas e defendidas.

A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA PARA A SOCIEDADE

Há uma dificuldade em se explicar como a Filosofia é formada a que ela se refere e para ter uma compreensão maior é necessário distinguir a informação histórica e a leitura filosófica. É um leque muito aberto e sem uma real certeza do que existe ou não a diferentes ideias defendidas pelos filósofos resultados substanciais e que nem sempre entre os próprios filósofos uns aceitam as ideias dos outros.

A filosofia pode ser trabalhada com resultados negativos ou positivos dizendo que um determinado argumento ou teoria funciona ou não, mas por não ter um resultado confirmado como a matemática ou ciências, não dão resultados consensuais substanciais não dãouma certeza do que se é estudado, não há provas do que é real, podendo um determinado questionamento ser refletido ou criticado várias vezes por varias pessoas. Para se estudar Filosofia é necessário ter amor ao conhecimento.

Ao estudante compete compreender os resultados da disciplina e talvez tentar aplicar em sua vida ou profissão. A teoria do conhecimento de Kant é consensual, e as de Nietzsche sobre a ética são aceitas pelos filósofos, a solução que normalmente é encontrada pelas escolas é substituir a filosofia por outra matéria que tenha um resultado confirmado, pois a Filosofia é uma disciplina especulativa que lida com problemas que ninguém sabe resolver, é uma disciplina que se faz através do pensamento da reflexão pela teoria que é a ideia que alguém defende, os argumentos sustentam as teorias, ensinar filosofia não é apenas uma questão de ensinar a compreender teorias, é um conjunto de problemas argumentos, que se pede para ler texto filosóficos e concluir com sua reflexão e suas palavras o que compreendeu, sem medo de ser julgado e assim o estudante esta aprendendo a ser critico.

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados, a existência, ao conhecimento, aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem, é uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser, dedicando-se a reflexão, é de relevante importância para a sociedade e se trata do desenvolvimento do pensamento humano e nos tornamos seres questionadores, sendo também importante dentro da sala de aula tornando os estudantes refletivos, como não é uma matéria de forma exata ou como não apresenta resultados consensuais, se torna difícil sua aceitação, pois se desenvolve pela imaginação pela sua reflexão individual. Ou talvez porque nos tornemos seres críticos sujeitos a questionar tudo e a todos sua inclusão não seja de aceitação de todos.

COMO UMA SOCIEDADE PODE COMPORTAR DUAS REALIDADES DIFERENTES

O conhecimento é presença garantida em qualquer projeção para o futuro, a educação para o século XXI é otimista, uma educação para a sustentabilidade, mudar o mundo e mudar as pessoas são processos interligados em uma sociedade que se usa cada vez mais a tecnologia da informação, a educação tem um papel decisivo mais justo, produtivo e sustentável para todos.

Educar para um novo mundo possível é educar para dissolver o poder, é entender o poder como capacidade de fazer, como serviço afirmado que podemos mudar o mundo, é educar para conscientizar, visibilizar o que foi escondido, é dar voz aos que não são escutados, é mostrar o que foi ausentado historicamente pelas culturas dominantes, uma educação para o sonho para a esperança para que cada um encontre seu lugar no mundo.

Um exemplo dissosão os colégios com ensino técnico, que se sobressaíram no Enem, que na maioria são Etecs que tem um ensino diferenciado projetado mais em pesquisas tendo um olhar ampliado, promovendo um ensino amplo, dando oportunidade aos professores com cursos, que podem ser realizados na própria escola em que se trabalha, para que se sintam motivados a promover o ensino e adquirindo conhecimento, para cada vez mais ensinar com prazer.

Mas em nossa realidade não é bem assim que o ensino é promovido, acredito que esta forma adotada de ensino para uma escola do futuro poderia talvez ser projetada nas Etecs transformando todas as escolas de ensino médio, para que todos possam ter o mesmo direito terminando o e ensino fundamental e ingressando no ensino médio com um futuro promissor, estudando e aprendendo uma profissão, mas para que este direito seja adquirido e transmitido pelo poder publico, a sociedade tem que lutar pelos seus direitos e não aceitar tudo o que lhes é oferecido.

MEDIDA EM QUE A INDÚSTRIA CULTURAL INTERFERE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com