TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Investigação Filosofia

Por:   •  10/8/2023  •  Bibliografia  •  4.106 Palavras (17 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

ms        todologia da

pesquisa científica

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

gr8ffcs de Ew'a ProflecJonal Churipagnat Ay. Bento oonçalve4,        Bti Zona: 39-17&1

[pic 7]

FICMA CATALOORAFICA

(Preparada pelo Centro de Catalogaçgo-na-fonte, Cãmara Brasileira do Livro, SP)

[pic 8][pic 9]

  1. Metodologia da pesquisa 001.42 (17.)
  2. Metodologia e pesquisa 001.4 (J8.)
  3. Monografias : Redação : Retórica 808.066
  4. Pesquisa : Metodologia 001.42 (17.)
  5. Peequiaa e metodologia 001.4 (16.)
  6. Redação : Monografias : Retórica 808.066
  7. Trabalhos monogr8ticos : Redação  : Retórica 808.066

[pic 10]

A  IHICIAÇAO  NA  INVESTIGAÇÃO  FILOSÓFICA

[pic 11]

O prestígio atual do trabalho de pesquisa e o uso desmedido do vocábulo no âmbito universitário e fora dele (inclusive no jor- nalismo e através de outros meios de comunicação de massa) tem levado, explícita ou implicitamente, a formas ainbíguas de trabalho universitário que conduzem, em definitivp, 1 progressiva deteriora- ção da verdadeira pesquisa. Estas considerações poderiam estender- se à investigação científica em geral — e, em certa medida, a temos levado em conta ao longo deste livro —, mas nosso objetivo, neste momento, é circunscrever-nos ao problema da investigação no campo da filosofia.

Deve-se começar por distinguir três níveis: a) a formação de pesquisadores; b) a iniciação na investigação e c) a investigação em sentido estrito. Os seminários de filosofia, por exemplo, tém por finalidade essencial a preparação dos estudantes para futuras tarefas de investigação. Por isso, esses professores que convocar os jovens “para pesquisar" enganam os alunos (e se enganam a si próprios). Por outro lado, os seminários são úteis e cumprem sua razão de ser quando excrcitaztt os alunos no uso correto dos instrumentos necessários para a investigação filosófica: obras de referência, fontes, dicioná- rios r enciclop6dias, léxicos gerais e especiais. Neles deve-se aprender também a organizar interior e exteriormente um escrito (ensaio, livro, tese, artigo) e iniciar-se na redação, na análise semântica dos escritos filosóficos e na crítica objetiva e rigorosa.

Bntre os perigos que espreitam esta forma de trabalho univer- sitário registraremos dois dos mais freqüentes: a conversão do se- minário em uma aula magistral, corri pouca ou nenhuma partici-

pação dos alunos, e a deformação do trabalho de estudo, transfor- mado em cristina pedante ou em dialética superficial.

Como a finalidade deste capítulo é a iniciação na investigação Noaófica, deixã-la-emos para o final, tratando agora da investigação filosófica em sentido estrito. Este tipo de investigação compreende dois planos: a criação original e os estudos de história da filosofia. O trabalho original, que constitui o sentido e a razlo de ser da filosofia, traduz-se nas grandes obras filosóficas. Uma largn tra- dição ocidental tem depreciado a filosofia não escrita, isto é, o ensino oral-,  todavia,   os  grandçs  mestres   da  metaflsica   oriental   centraram seus ensinamentos na tradição oral, e, inclusive no Ocidente, co- nhecemos   alguns representantes desta forma de filosofar:   Pitàgoras e Sócrates.

O filósofo original “traduz”, em uma linguagem que em muitos casos lhe e própria, seu conhecimento de uma realidade quase sempre inelãvel e finica. O grau de legitimidade de seu conhecer depende da “agudeza”   e da “penetração”   de   sua   “visão”, e a coerência   e o rigor de sua linguagem estão condicionados por sua capacidade para ‘traduzir” o que viu ou acreditou ver. Isto explica ac dife• rentes formas que a linguagem dos filósofos originais assume: o poema, a autobiografia, o tratado científico, a descrição fenomeno- lógica, o relato simbólico e o uso das analogias, alegorias e metáfmas. Parinénides, Xenófanes o Emp6docles escreveram poemas e a autor parte dos textos de metafísica oriental também foram escritos em ver- sos. Todavia, tanto os hexâmetros gregos de Parinénides como os hioos do Rig Veda ou as estãncias do Tao-Te-King têm uma intenção metafísica antes que estética.

A obra de filosofia original está escrita, portanto, em uma lin- guagem também original, mesmo quando seja posslvel assinalar um uso generalizado da linguagem corrente em função técnica e do vma- bulário filosófico canónico. Para usar expressões da semântica filo- sófica contemporânea, diremos que a linguagem do filósofo 6 uma linguagem de •b i‹ to, enquanto que a linguagem do historiador da filosofia é uma metãlinguagem, isto t, uma linguagem sobre outra linguagem. As peculiaridades das respectivas linguagens de objeto dos filósofos justificam a ezisttncia de léxicos especiais. Por exem- plo, para a filosofia antiga, o Lcziquc de la longuc philasophiq c zi religieuse de Pintou, de Edouard des Places (Paris, Lcs Belles Lcttres, 1964); para filmofia iiiedieval, o Dictionary of sth o&rtic philmophy, de Bernard Wuellner (Bruce, 1956) ; para filosofia moderna, o He- gel-Lexlkon, de H. Glockener, em 4 volumes, apêndice à sua edigão dos obras completas (Stuttgart) ; para filosofia contemporânea, o

[pic 12] [pic 13]

[pic 14][pic 15]

Index zu Heidtggers ”Sein und 2eit”, de Hildegard Fieck (Nie- meyør, Tubinga, 1961)•••.

O problema se complica ainda mais quando sc trata de pensa- dores orientate, sobretudo quando traduzidos eai llnguas modcmas, pela diferença esscncial cxistente cntre sstai c as llnguas zogredes ou mctaJtr originals. Na realidade, toda tradução de um texto oriental exigc o conhecimento da doutrina que o informa e somente pode scr realizada através de uma versão com notas explicativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com