TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA DE ALBERTO MOCBEL

Por:   •  12/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

COLÉGIO CAESP

GABRIEL SILVA DE OLIVEIRA

PEDRO HENRIQUE P. LEME

TEORIA EVOLUCIONISTA E CRIACIONISTA

Desenvolvimento de características

Foz do Iguaçu

2016


[pic 2]

COLÉGIO CAESP

GABRIEL SILVA DE OLIVEIRA

PEDRO HENRIQUE P. LEME

TEORIA EVOLUCIONISTA E CRIACIONISTA

Desenvolvimento de características

Trabalho de conclusão bimestral. Referente a disciplina de Sociologia.

Orientador: Prof.ª Heleno Licurgo

Foz do Iguaçu

2016

SUMARIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        TEORIA CIENTÍFICA        

3.        TEORIA DA EVOLUÇÃO        

4.        CRIACIONISMO        

5.        MUTAÇÃO        

6.        DERIVAÇÃO GENÉTICA        

7.        SELEÇÃO NATURAL        

8.        SELEÇÃO POR PARENTESCO        

9.        CRÍTICA A TEORIA DA EVOLUÇÃO        

10.        CRÍTICA A TEORIA DO CRIACIONISMO        

11.        CONCLUSÃO        

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará diferentes temas dos mais diversos contextos históricos com o passar da evolução humana, sendo eles, a teoria da evolução e o criacionismo. Apresentara um melhor entendimento sobre as teorias cientificas, onde temas abordados serão explicados de forma simples e objetiva, controversas sobre a teoria evolucionista e criacionista.

Contextualizaremos também temas como; mutação deriva genética, seleção natural e seleção por parentesco. Onde serão destacados os principais argumentos de um contexto geral.

Destacaremos as principais falhas de cada teoria, através das críticas de seus próprios autores; sendo eles Darwin que descreve sobre a teoria evolucionista e defende o Darwinismo, Lamarck que nos apresenta a lei do uso e desuso e o mecanismo de evolução dos seres vivos, onde a adaptação surge como o resultado da capacidade dos seres vivos desenvolverem características que lhes permitem sobreviver e reproduzir num determinada ambiente.

As crenças de várias populações e suas controvérsias, as adaptações dos organismos aos meios e as heranças de características.

  1. TEORIA CIENTÍFICA

Sabe-se que a teoria científica é uma hipótese não comprovada, geralmente baseada em pesquisas e relatos científicos da ciência ou de uma arte, são fenômenos que podem ser testados por meio de experiências reprodutíveis que as sustentam.

Esta se inicia com um fenômeno observado, e a partir daí um cientista ou a sua equipe chega a tal teoria nascendo assim às hipóteses, que podem ser provadas ou falsas, invalidando essa teoria em parte ou totalmente. Uma teoria ou hipótese, para ser considerada científica, tem que ser testável. Se não puder ser testada de forma alguma, então está fora do âmbito da ciência. Permitir previsões verificáveis de que existe uma radiação cósmica fóssil faz parte da teoria do Big Bang, e quando encontrada a radiação, a teoria ganhou mais credibilidade. 

  1. TEORIA DA EVOLUÇÃO

O evolucionismo é apoiado em evidencias cosmológico, geológico e antropológico e não se fundamenta em textos bíblicos. O naturalista francês Jean Baptiste Lamarck, foi o primeiro cientista que relatou sobre a teoria sistemática da evolução, ele descreveu duas leis sendo a lei do uso e desuso. Segundo o autor a lei do uso afirmava que determinadas partes do corpo, no organismo faziam com que estas se desenvolviam, já a lei do desuso faziam com que partes do corpo, do organismo se atrofiavam, relatava o autor também sobre a lei da transmissão dos caracteres adquiridos, onde as alterações provocadas em determinadas característica do organismo pelo o uso e desuso seriam transmitidas pelos seu descendentes.

Um determinado exemplo que Lamarck utilizou foram as aves pernaltas aquáticas que faziam esforços na água para esticarem as pernas e não as molhassem durante a locomoção. Isso passaria de geração em geração e devido a este esforço as pernas das mesmas ficariam cada vez maiores.

Ele defendia que o meio cria necessidades que induzem mudanças nos hábitos e nas formas dos indivíduos, e que as características adquiridas são transmitidas aos descendentes.

  1. CRIACIONISMO

A teoria do criacionismo consiste na crença, onde acredita-se que Deus foi o criador do universo, o planeta e todas as formas de vida. Segundo o livro de Gênesis na bíblia, livro este sagrado para os cristãos, o homem teria sido criado por deus a partir do barro a sua imagem e semelhança. No entanto cada cultura e religião possuem ideais próprias de criacionismo, é o caso da mitologia que diz que o mundo foi criado pela deusa “Nu Wa”, já os gregos ditam que a terra e os seres humanos teriam sido criados pelo titãs Epimeteu e Prometeu.

Para os criacionistas a natureza é tão perfeita que ela não poderia ter surgido como consequência de mutações ou pela seleção natural, teoria essa que até hoje é ensinada em escolas e residências, onde o homem foi gerado a imagem e semelhança de deus, sendo assim não descendente de primatas.

  1. MUTAÇÃO

A alteração inesperada do material genético (DNA) de um ser vivo chama-se mutação, podendo a partir de então ser transmitidos para seus descendentes, mudando, transformando, alterando uma metamorfose ou evolução. Existem dois tipos principais de mutações as genéticas e cromossômicas. Quando alguns trechos de moléculas de DNA se alteram chamamos de mutações genéticas, já nas mutações cromossômicas ocorrem mudanças sequenciais inteiras do cromossomo, que podem ser estruturais ou numéricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com