TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Misericórdia é a virtude do perdão

Por:   •  29/11/2017  •  Artigo  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

A Misericórdia

A misericórdia é a virtude do perdão, o perdão segundo a tradição seria apagar a falta, esquecer, poder esse que não temos, não temos como apagar o passado, além disso, perdoar esquecendo-se do passado seria faltar com fidelidade às vitimas, perdoar, na verdade, é cessar o ódio e renunciar a vingança. A compaixão pode trazer o perdão, pois nos comovemos com o sofrimento do outro e não conseguimos odiar vendo o sofrimento, assim perdoamos.

A misericórdia necessita de reflexão, refletir sobre si mesmo, se identificar para poder perdoar, nas faltas comuns se avaliar, se você já cometeu a mesma falta e se identifica, concede o perdão. Além do perdão por identificação é preciso perdoar por amor, o amor por si só é misericordioso, pois quem ama não odeia, não quer vingança, na realidade o amor não precisa perdoar, pois ele já perdoou, “Perdoamos enquanto amamos”, mas enquanto amamos não é misericórdia, é simplesmente amor, as pessoas não tem que perdoar o amor já o faz.

Perdoar é como uma liberdade, em que as pessoas que perdoam enxergam que os culpados são prisioneiros de seu próprio ódio, que ele não escolheu ser o que é, perdoá-los significa vencer o ódio em nós, é não somar ódio ao ódio, portanto perdoamos quem agiu de propósito, quem agiu livremente.

Seja o mal escolhido livremente ou escolhido por necessidade (devido à infância, ao corpo ou educação) não quer dizer que é menos mau por isso, cada um é responsável por suas escolhas e atos, ter misericórdia não é anular a vontade de combater o mal, ela apenas se recusa a compartilhar o mau, a ser egoísta e pensar somente em si mesmo, o ódio não afeta o culpado, é uma tristeza a quem sente. Devemos perdoar os maus, pois sua própria maldade é uma infelicidade.

Entretanto perdoamos mais facilmente quando enxergamos uma causa que possa justificar aquela falta ou erro, não significa que deixamos de lado o horror àquele erro, mas que compreendemos melhor. Compreender e não julgar é tudo que a misericórdia pede, aliás, se compreendêssemos não julgaríamos,

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com