TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROBLEMATIZAÇÃO DE FILOSOFIA

Por:   •  19/8/2020  •  Dissertação  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

PROBLEMATIZAÇÃO DE FILOSOFIA-3AV

Nome: Ranna Carolyne Barros Serrão    Turma: IINF 31B

QUESTÕES TEMAS PARA DISCUSSÃO:

1- Em que sentido Nietzsche problematiza o conceito tradicional de verdade? 

2- Por que Nietzsche considera a verdade “uma metáfora”? 

3- Qual a importância da linguagem para Nietzsche? 

4- Qual o papel do filósofo para Nietzsche?

CRITÉRIOS AVALIATIVOS: ORGANIZE SUAS IDEIAS EM PERÍODOS OBJETIVOS, VALORIZANDO A RELAÇÃO CRÍTICA E FUNDAMENTAÇÃO POR MEIO DE PALAVRAS CONCRETAS. VERIFIQUE SE AS ETAPAS (INÍCIO, MEIO E FIM) ESTÃO SUFICIENTEMENTE CLARAS PARA APRESENTAR AO LEITOR E DEIXAR EVIDENTE SEU PONTO DE VISTA.

Friedrich Nietzsche é um dos filósofos mais críticos da filosofia, comparado aos racionalistas e o Iluministas ,suas críticas são a fonte da "crise" que afeta a modernidade dos filósofos contemporâneos.

Uma de suas críticas é sobre o conceito tradicional de verdade, para o filósofo Nietzsche, a verdade é uma ilusão. Esse é um tipo de engano que consideramos natural e que podemos manter nosso corpo treinado, porque é nosso comportamento que determina nosso próprio julgamento e o motivo da definição de algo que vale a pena levar a sério. Os fatos também vêm dos "fortes", que é o resultado de sua vontade de poder, ou seja, seu impulso de exercer o poder, viver e agir sem respeitar o código moral. Em outras palavras,ele fala que a verdade é uma condição imposta por quem exerce o poder. Além desta definição problemática colocada por Nietzsche, muitas pessoas se perguntavam porque ele considerava que a verdade era uma "metáfora",a definição dele para isso era que a verdade é apenas uma forma de conceber a comunicação por conveniência, levando a ver o forte uso da razão por meio de argumentos e teses .Dessa forma a filosofia atuava diretamente na vida das pessoas mesmo não sendo considerada uma forma de ciência .

Depois de expressar a concepção sobre a verdade e a sua "metáfora" ,Nietzsche fala de maneira explícita sobre os conceitos da linguagem e as relações citando :

“A importância da linguagem para o desenvolvimento da cultura está em que nela o homem estabeleceu um mundo próprio ao lado do outro, um lugar que ele considerou firme o bastante para, a partir dele, tirar dos eixos o mundo restante e se tornar o seu senhor..." .O filósofo cita a linguagem de forma positiva ,e a relaciona ao campo metafísico ,utilizando a filosofia como uma forma de criticar a ação humana e como a organização social deveria ser discutida de acordo com a linguagem ,tornando imagens e sons, ou seja, impondo que o homem deve ter o direito de ir e vir ,ser livre, questionando a filosofia e a ciência .

Por fim depois de todos fundamentos de Nietzsche citados acima, sua definição de um filósofo é tão variada quanto suas ações, para ele "O filósofo" é aquele que carrega a decisão final, e faz a sabedoria passar pelas mais duras provações,sempre com disciplina e tirando o melhor do seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com