TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO DO CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE DEUS SOB A PERSPECTIVA TOMISTA

Trabalho Escolar: A QUESTÃO DO CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE DEUS SOB A PERSPECTIVA TOMISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

A pergunta sobre a existência de Deus abarca uma área do pensamento que é muito discutida. Diversos foram os autores que elaboraram um discurso acerca da existência, ou não, de um SerSupremo, que as religiões teístas denominam como Deus. Escolhemos um pensador de grande valia para a filosofia a fim de guiar este trabalho: São Tomás de Aquino.

É interessante notar que o quetrataremos, com extremo desvelo, acerca da existência de Deus sob a ótica de São Tomás; não possuímos a pretensão de negar ou refutar outros autores que abordaram este tema e que chegaram a uma diferenteconclusão que Tomás. Tal artigo visa afirmar o valimento filosófico das provas da existência de Deus contido no pensamento tomista. Tomás vem oferecer uma maneira nova de entendermos a interrogação, e anão contradição, do conhecimento racional da existência de Deus. O frade dominicano nos propõe uma galhardia, uma ousadia: encarar a existência de Deus como algo a ser conhecido, algo a nossoalcance, através do intelecto.

Contudo, para São Tomás é perfeitamente possível mostrar a existência de Deus, e mais ainda, é necessário que se prove tal existência; com esta necessidade Tomás abre asportas da filosofia para uma questão que perdura até os tempos hodiernos e causa discussões entre os filósofos contemporâneos: Deus realmente existe? É possível que o conheçamos através da razão?

SãoTomás de Aquino nos mostra a evidência da existência de Deus através de cinco vias, que constituem uma única prova: a de que Deus existe e é cognoscível pela razão. Alguns filósofos, como veremos ao longodeste artigo, nos apresentam um pensamento que é impossível que exista um Deus Uno e Trino capaz de ser o Motor Inicial e o Ordenador de todo o mundo, pois nesta visão eles se justificam com ahipótese de que este Ser, a quem chamamos de Deus, é uma simples e mera projeção da perfeição que o homem deseja alcançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com