TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REDAÇÃO DE FILOSOFIA

Por:   •  8/5/2019  •  Dissertação  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Na Grécia clássica, há dois mil anos atrás era denominado "idhiótis" um cidadão privado, individual. Especialmente na cidade de Atenas este termo era referido ao indivíduo que se apartasse da vida pública. Assim o oposto de quem se absteve da vida coletiva surgia a palavra "POLITIKOS" em que "poli" significa cidade e "tikos" significa o bem comum dos cidadãos, logo teria o significado de o governo da cidade para o bem comum de todos os cidadãos.

Aristóteles dizia o homem é um animal político, na qual queria representar que o homem não nasceu pra viver isolado, mas em grupos, sociedade. Uma das funções principais da política é chegar á acordos, propostas e decisões que beneficiem á todos, logo a política tem o intuito de orquestrar uma sociedade, criando leis para a população se manter organizando e justa.

 Mas com o tempo a política foi deixando de ser uma maneira para manter uma sociedade equilibrada e organizada, mas para a busca do poder. logo surgiram vários filósofos criando suas vertentes de pensamentos sobre o assunto. Na conceituação erudita, política "consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem", segundo Hobbes ou "o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados", para Russel ou "a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo", que é a noção dada por Nicolau Maquiavel, em O Príncipe.

Numa conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil, porém muitas vezes é compreendida como arte de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido político, pela influência da opinião pública, pela aliciação de eleitores, sendo assim várias vezes a população servido como massa de manobra. Entretanto,  apenas uma solução para diminuir a corrupção e os poderes concentrados nas mãos dos políticos, é o povo se interessar nos assuntos vinculados á política, estarmos sempre fiscalizando o governo e participando das decisões, como dizia Philippe Destouches dizia "os ausentes nunca tem razão".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com