TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO SOCIAL

Por:   •  1/6/2016  •  Artigo  •  4.183 Palavras (17 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 17

A RELAÇÃO SOCIAL.

                                                                                                                                                   

Resumo

Objetivo da pesquisa é explicar e compreender o perfil das pessoas da burguesia que participaram a favor das manifestações ocorridas no domingo 15 de março de 2015 no Brasil, mais especificamente, em São Paulo. Tomamos como campo a internet e como objeto as páginas das pessoas no facebook, ou seja, auto declaração. Estas serão buscadas de forma aleatória concentrando-nos em São Paulo. Serão selecionadas 10 páginas. Apoiamo-nos nas referências teóricas dos estudos sociológicos no seu conjunto privilegiando aqueles que melhor nos ajudam a compreenderem o nosso objeto. Nossa hipótese é de que o facebook se configura num potente meio de comunicação que “... mobiliza a opinião pública e [...] permite que a elite consiga o controle social.” A representação social, sob a perspectiva sociológica é uma ciência do comportamento humano e regula de forma subjacente ao comportamento social do qual defende Max Weber. Diante do fato de inquietação da sociedade atual, vem à tona o fato sociológico “Brasil governo Dilma” no qual gerou manifestações. O objetivo disso tudo se delimita na reprodução social realizada através do aplicativo interativo da web –o Facebook- no qual foi realizada uma pesquisa com pessoas que participavam das manifestações, destacando as suas opiniões. A metodologia utilizada foram proposições diretas a 10(dez) pessoas. Diante da análise das respostas podem-se observar as acentuadas inter-relações existentes frente a essas manifestações.

Palavras-chave: Manifestações. Sociedade. Social.

INTRODUÇÃO

Na atual sociedade a internet faz parte da vida cotidiana das pessoas, que a todo o momento estão se interagindo por meio de ferramentas como o facebook, esse tipo de interação tem crescido e provocado discussões acerca do tema, o que nos desperta para realizamos uma proposta de pesquisa.

Nesta ideia de que a internet está presente nos lares e na vida das pessoas o presente estudo busca demonstrar como pessoas que utilizam as redes sociais para expressar sua opinião acerca dos assuntos da vida cotidiana, politica, social, religiosa entre outros temas, utilizam essa ferramenta com muito mais intensidade como jamais poderia imaginar.

___________________

 Acadêmica do curso de pedagogia do 1º Semestre da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus I – CPTL. Membro do grupo de extensão A Teoria Histórico-Cultural para o Ensino e Aprendizagem.

 O blogueiro como é chamado fica conectado à rede mundial de computadores e realiza sua manifestação.

O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento através do nosso próprio facebook com dez pessoas acerca da manifestação do dia 15 de março, sua opinião sobre o assunto.

A metodologia para concretizar este trabalho foi utilizada um levantamento com dez pessoas através do facebook acerca do tema, através de perguntas e respostas.

Como resultado percebi o quanto as redes sociais estão ligadas ao mundo hoje e como foi organizada. Acredito que com as manifestações onde há o acesso à internet, e esse acesso é da classe média, que ainda são minoritários, ainda não sabemos votar e que precisamos de muito estudo, argumento e amadurecimento.

Segundo Inkeles (1990, p.83) onde ele cita Weber:

A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de especifico, por um lado, as conexões é a significação cultural das suas diversas manifestações na sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo.

        

A sociologia é uma ciência do comportamento humano, contemporâneo ou passado, enquanto a ciência política se restringe principalmente ao estudo do poder, a sociologia acentua as inter-relações.

O pai da sociologia Augusto Comte, teve como objetivo criar uma concepção ampla e inclusiva da sociologia.

Augusto Comte, Herbert Spencer, Émile Durkheim e Max Weber, no século XIX e início do século XX, na França, Inglaterra e Alemanha, começou a tradição moderna, cada um teve profunda influência na concepção da sociologia como disciplina intelectual.

Augusto Comte (1798-1857) que deu à sociologia o seu nome atual, dedicou mais energia à expressão de suas pretensões do que a definição de seu objetivo, ele dividiu em parte estática social e dinâmica social. A dinâmica social é a mais conhecida quando se relacionam com as sociedades maiores.

Herbert Spencer (1820-1903) sustentava as sociedades como tais, como unidades importantes de análise sociológica (sociologia comparativa).

Émile Durkheim (1858-1917), aprovava que a sociologia deveria interessar grande amplitude de instituições e processos sociais, ela acentuava a importância da análise das relações entre instituições e entre elas e seu ambiente.

Max Weber (1864 – 1920) dedicou a sociologia como disciplina à exposição método da compreensão. De acordo com ele é uma ciência que procura compreensão interpretativa da ação social, a fim de chegar a uma explicação causal de seu curso e suas consequências.

Atribuir responsabilidades para o estudo de questões humanas, a sociologia tronou-se, até certo ponto a grande categoria residual das ciências sociais.

A sociologia aceita como todas as outras perspectivas fundamentalmente cientifica, a suposição que existe ordem na natureza e que esta ordem pode ser descoberta, descrita e compreendida, é o estudo da ordem social, o que significa a regularidade subjacente do comportamento social humano, onde inclui os esforços para atingi-la bem como os afastamentos com relação a ela. A sociologia procura definir as unidades de ação social humana e descobrir o padrão na relação de tais unidades, isto é, saber como se organizar em sistemas de ação. Ao trabalhar com tais sistemas de ação a sociologia procura explicar a sua continuidade no tempo, bem como compreender como e porque tais unidades e suas relações mudam ou deixam de existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com