TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redação Filosofia

Por:   •  30/4/2017  •  Dissertação  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Paloma Alves da Silva     N° 32     Série: 3° Ano C.

Redação de Filosofia.

                                 Comprando a Felicidade.

Vivemos em uma sociedade globalizada, onde a evolução é constante, uma delas é o consumismo, algo que se tornou ruim para a sociedade. Em meio a rotina do dia-a-dia não paramos para pensar nas mensagens que as propagandas e nossas próprias atitudes nos transmitem e como elas se passam nos meios, mas afinal, será que ela nos induz á determinados padrões e visões de mundo? Quais seriam eles e com qual finalidades foram criados?

Um desses padrões sociais mais atuantes do momento é o consumismo, que é o consumo exagerado de coisas supérfluas, sem necessidade, que só compramos por prazer.

Os shoppings nunca foram tão frequentados como nos últimos anos, cada vez mais as pessoas buscam sua felicidade nos serviços e produtos oferecidos por ele. “Ter” é a palavra que mais convém ás pessoas da sociedade moderna. Muitas vezes por mera sensação de prazer e bem-estar que o consumismo proporciona, porém, é uma saciedade passageira, pois basta sair ou assistir á um comercial com produtos novos que vem a vontade de comprar mais, tornando isso um ciclo vicioso. E os lucros vão para quem? Para a indústria, que nos coloca nessa roda complexa sem nossa percepção, e não admite que saíamos dela, pois assim estaríamos fugindo aos padrões de consumo da sociedade atual.

Um exemplo, analisando um anúncio com a seguinte frase: “Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o cartão de crédito x”, imaginando que ao lado está a imagem de um grande shopping. O que será que o anúncio quer de fato nos transmitir? Uma mensagem da empresa de cartões de crédito nos fazendo acreditar que o melhor do mundo está ali e você pode aproveitar tudo isso com o produto que eles estão lhe oferecendo, facilitando a sua vida e sua busca pela felicidade, que tem se resumido na obtenção de bens materiais, e com o recurso oferecido você poderá comprar mais, ter tudo de melhor que o mundo lhe ofereça, não que você precise, mas para o consumista quanto mais, melhor.

Portanto, o consumismo se disfarça por trás de novelas e filmes perfeitos, nos levando á buscar a felicidade e o sucesso através de bens materiais. Mas tudo que se consegue são felicidades falsas, onde se segue padrões e modinhas, não para ser quem você é de verdade, e sim para se tonar mais um bonequinho lucrativo que o capitalismo tanto venera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com