TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde dos Idosos

Por:   •  6/9/2021  •  Resenha  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4


Considerando a Política de saúde e os modelos de cuidados para a pessoa idosa, apresente como o profissional de Educação Física pode contribuir para o processo de envelhecimento populacional saudável?

Sabendo que o ritmo de envelhecimento da população é muito mais rápido do que no passado, devido a inúmeros fatores, como o estilo de vida atualmente, hábitos alimentares, fumo e dentre outros. A OMS relata que até o ano de 2050 a proporção da população mundial com mais de 60 anos praticamente dobrará de 12% para 22%, então é um grande numero de idosos que teremos em convivência.

O profissional da educação física deve utilizar de seus conhecimentos e trazer artifícios para promover uma atividade física, prazerosa e que proporcione o bem-estar aos idosos, dessa maneira será promovido um envelhecimento mais saudável, pois estão reduzindo assim o risco de aparecimentos, ou agravamento de doenças.

Esse profissional necessita conhecer o ambiente onde se vai trabalhar, compreender a cultural local, hábitos e suas preferências para dessa forma saber montar um planejamento adequado de exercícios ou de conteúdo, mas que agreguem e envolvam informações a esses idosos.

O profissional deve conhecer a equipe de saúde da família que trabalha com esses idosos, pois saberá passar as informações pertinentes sobre a saúde desse idoso e suas limitações físicas.

Após o profissional de educação física fazer todo o estudo e observação desse publico alvo que irá trabalhar vai desenvolver atividades que pra ganhar esse publico e a maneira de desenvolver a promoção ao envelhecimento saudável, reduzindo as complicações de patologias existentes e prevenindo aparecimento de outras doenças.

Um dos exemplos que podem ser desenvolvidos para idosos são:

  • Grupos de dança (forró, samba, zumba, etc.)
  • Grupo de jogos (dominó, xadrez, baralho, etc.)
  • Grupo de exercícios (alongamentos, relaxamentos,)
  • Musculação assistida (academias da saúde)

Devemos sempre lembrar as limitações do nosso publico alvo, para que ao planejar algo eles consigam sempre realizar os movimentos para que não se sintam frustrados ou até desanimem de participar. Todos os grupos devem sempre trazer uma base teórica a ser apresentada de forma breve e clara, no linguajar conhecido por eles, evitando assim muitos termos técnicos, citando os benefícios à saúde deles.

Temos ainda alguns adversários que são os eletrônicos, com a facilidade de tudo em mãos, os idosos podem resultar não se dedicando esse tempo para realizar quaisquer atividades físicas, então temos esse desafio em ganhar os idosos para a prática de atividade física .

O profissional da educação física, pode trabalhar de forma interdisciplinar com os demais profissionais, buscando assim sempre a melhor metodologia ser aplicada para proporcionar um envelhecimento saudável a todo a população.

Trago aos meus colegas o que a Organização mundial de Saúde relata sobre o envelhecimento e saúde, informações claras e dados verídicos de como encontra-se a situação dos idosos no Brasil e no mundo.

Segue o link

 Divulgo aos meus colegas também a Finalidade da Política Nacional da Saúde da Pessoa Idosa, suas Diretrizes e as ações integrativas com o Sistema Único de Saúde e demais Organizações, Presente na Portaria de 19 de outubro de 2006 que Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Exposto na página do Ministério da Saúde no link:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (396.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com