TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Sociedade do Consumo

Por:   •  5/3/2018  •  Resenha  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do ABC

Nome: Davi Kumruian                                                       RA: 11201721695

Disciplina:        CTS                                                              Turma: A-Diurno

Professor (a): Luciana Pereira                                              Data: 06/03/2018

Resumo 1 - Ciência, Tecnologia & Sociedade do Consumo

Mike Featherstone é um renomado professor na Universidade de Nottingham Trent (Inglaterra) e editor do jornal Teoria, Cultura e Sociedade. É autor de vários livros e dentre os mais famosos encontra-se o intitulado “Cultura de consumo e pós-modernismo”. Este livro é organizado em nove capítulos, estes:

  1. Moderno e pós-moderno: definições e interpretações
  2. Teorias da cultura de consumo
  3. Por uma sociologia pós-moderna
  4. Mudança cultural e prática social
  5. Estetização da vida cotidiana
  6. Estilos de vida e cultura de consumo
  7. Cultura de cidades e estilos de vida pós-moderno
  8. Cultura de consumo e desordem global
  9. Cultura comum ou culturas comuns?

Neste livro, pôde-se perceber que Mike Featherstone busca trazer uma reflexão acerca das razões que levaram as ciências humanas em geral a se interessarem pelo famoso pós-modernismo. Na leitura, compreendemos como o pós-modernismo se originou e como se transformou em uma imagem cultural tão significante e poderosa.

Nos muitos momentos em que o autor fala acerca do tal pós-modernismo, ele busca entender como o sentido deste novo termo tem sido relacionado as transformações culturais ocorridas nas experiências do cotidiano moderno. Também nesta obra, Mike busca analisar os fenômenos associados ao uso do termo “pós-moderno ismo” e apresentar questões a respeito da criação, transmissão e disseminação do saber e da cultura.

Há uma clara divisão temática feita por capítulos. Nos dois primeiros (Moderno e pós-moderno: definições e interpretações; Teorias da cultura de consumo), Featherstone busca compreender as definições, interpretações e associações feitas entre cultura de consumo e pós- modernismo. Os raciocínios montados nestes capítulos são traçados por autores que trabalharam com ambos os temas, tais como Bell, Bauman e Baudrillard.

No terceiro e no quarto capítulo (Por uma sociologia pós-moderna; Mudança cultural e prática social), o autor, por ser professor de sociologia traça uma análise mais voltada aos conhecimentos sociológicos e apontando as transformações sociais que o grande pós-modernismo tem trazido.

Seguindo um padrão, os próximos dois capítulos (Estetização da vida cotidiana; Estilos de vida e cultura de consumo) fica clara a visão do autor com relação ao cotidiano e como a cultura consumista vem a dominando. Esses capítulos denotam e exemplificam de forma muito prática a real transformação no cotidiano pessoal.

E por fim, os últimos três capítulos (Cultura de cidades e estilos de vida pós-moderno; Cultura de consumo e desordem global; Cultura comum ou culturas comuns?) vão apontar para um espectro mais abrangente que é a cultura. Podemos perceber as influências do pós-modernismo no estilo de vida das pessoas e o qual esse estilo tem se difundido.

Segundo o próprio Featherstone seu interesse em pesquisar a cultura de consumo surgiu sob influência da escola de Frankfurt e da Teoria Critica, uma vez que suas conjeturas a respeito da indústria cultural davam atenção ao consumo e os processos de massificação cultural e não apenas aos modos de produção. Os escritos da Teoria Critica focalizavam o papel da mídia e da publicidade e os efeitos destas na formação de identidades e nas práticas do cotidiano.

De acordo com o autor, compreender as relações negativas e positivas a respeito da cultura popular, de massa e de consumo e a relação desses posicionamentos e o pós- modernismo implica, antes de mais nada, em estar ciente do que foi e tem sido escrito a respeito deste. O termo moderno e suas derivações são definidos e interpretados em diversos campos de diferentes maneiras, que acabam se cruzando em algum momento. Reconhecendo a dificuldade de defini-los, Featherstone se esforça para tentar definir e apresentar o que é feito a partir das contraposições: modernidade/ pós- modernidade; modernização/ pós-modernização; modernismo/ pós- modernismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com