TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia No Mundo

Trabalho Universitário: A Filosofia No Mundo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

1. Referência Bibliográfica: Jaspers Karl. A Filosofia No Mundo. Introdução ao Pensamento Filosófico. Trad.Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira Da Mota. São Paulo. Editora Cultura ano 19..

2. O Texto 2.1. Tema Geral e Seus Elementos Principais:

A Filosofia No Mundo

A verdade Através da Filosofia

2.2. Apresentação do Texto: O autor Karl Jaspers faz uma abordagem geral sobre o que é filosofia e sua real utilidade e importância no mundo. Sendo a filosofia, uma ciência que está em eterna busca pela verdade, o autor aborda questões como: a corrente “Antifilosófica” que despreza o pensamento filosófico, alegando que as grandes massas são mais fáceis de manipular quando não refletem, não questionam, porque esse é o papel da filosofia. Aborda também que a filosofia é feita para todos já que o pensamento filosófico, liberta, traz paz e permite sempre um questionamento sobre a vida e tudo o que ocorre ao nosso redor, pois a filosofia tem o poder de alterar nossa forma de pensar.

2.3. Conceitos Chaves:

• A Filosofia no mundo e suas qualidades

• Questionamentos sobre a utilidade da filosofia

• O movimento Antifilosofia

• A eterna busca pela verdade.

3. A Tese 3.1. Mesmo nos dias atuais, muitas pessoas ainda pensam que a filosofia nada tem a dizer, é respeitada, porém desprezada. Várias “desculpas” são usadas para o não estudo da filosofia, como: a filosofia é complicada demais, está além do alcance da maioria, enfim, o estudo da filosofia ou pensamento filosófico, se torna uma polêmica, porque na opinião dos políticos, por exemplo, é de interesse deles manter as grandes massas com inteligência de rebanho,pois pensar filosoficamente traz questionamentos e o anseio por mudanças.

3.2. A Enunciação da Tese: A Filosofia como ferramenta de busca da verdade e objeto transformador da sociedade.

4. Objetos de Discussão do Texto:

• A temática sobre a utilidade da filosofia no mundo

• O desprezo do pensamento filosófico

• Desculpas para o não estudo da filosofia

• A valorização de outras ciências

• A filosofia como detentora da verdade

5. Os Movimentos do Texto: O texto traz um olhar direcionado para a importância do pensamento filosófico no mundo. Segundo o autor, pensar filosofia, significa pensar na vida e nas questões que estão acontecendo ao nosso redor, ou seja, questionar, buscar transformar a realidade através da verdade, que é uma busca constante e infinita. Para o autor a filosofia, como alguns pensam, não é a minoria da sociedade e sim para todos que assim desejar. Porque se dedicar á filosofia é viver para a verdade. A filosofia tem o poder de alterar nossa forma de pensar, buscando sempre um questionamento, tentando de todas as formas encontrar a verdade.

6. Comentário: A filosofia é de suma importância no mundo de hoje,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com