TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Verdadeira Filosofia é Reaprender A Ver O Mundo

Dissertações: A Verdadeira Filosofia é Reaprender A Ver O Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  5.540 Visualizações

Página 1 de 2

“A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo!” – Merleau Ponty

Filosofia é questionar tudo o que temos a nossa volta, política, religião, sociedade, educação e pensamentos rotineiros. Com o tempo, essa filosofia veio perdendo força e então paramos de questionar sobre tudo, e todos, simplesmente aceitamos tudo o que nos é imposto.

Merleau-Ponty diz que é preciso reaprender a ver o mundo, com isso ele mostra que devemos voltar a questionar as coisas (filosofar mais) e parar de aceitar tudo como está, tentar modificar as coisas para que elas possam realmente funcionar, e não ser apenas uma aparência, por exemplo: Uma vaga de um carro com uma sinalização para deficientes, eis a questão, parar ou não? Filosofar neste caso seria colocar tudo o que você aprendeu em sua vivência e em sua educação e rever conceitos, posso parar? Vou prejudicar alguém com esse ato? Sou deficiente? Após obter respostas, decidiremos então se poderemos ou não parar sobre a vaga que é destinada a um grupo restrito de pessoas.

Reaprender a ver o mundo é basicamente aprender a ver a sociedade com outros olhos, no papel de educador temos que não apenas ver os nosso alunos, mas também, revê-los no âmbito familiar e social, algo além da escola, pois precisamos analisar o porquê o aluno se comporta daquela maneira e quais são as bagagens que ele trás para a escola, além de seu conhecimento e sua personalidade.

Rever o mundo é enxergar além do que os olhos podem ver, é detectar o problema pela raiz e não superficialmente. É questionando que obtemos as respostas e conseguimos mudar o mundo.

REFERÊNCIAS

Blog Filosofia, arte e vida:

http://filosofiaartevida.blogspot.com.br/2012/11/a-verdadeira-filosofia-e-reaprender-ver.html - Acessado em 04/10/2014 às 14:00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com