TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética, Moral e Valores

Por:   •  18/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

O que é ética?

A ética não é algo tabelado, onde podemos ver nessa tabela o que é certo ou errado, ética é a nossa liberdade de escolha, como escolhemos viver. A ética é construída a partir da nossa convivência, a partir das relações humanas, e à medida que essas relações melhoram, a convivência é melhorada também. A ética existe porque a liberdade existe, e se renunciarmos à liberdade, teremos renunciado à ética também.
Não é possível, por exemplo, avaliar a conduta de animais sobre padrões éticos, pois os animais seguem a sua natureza, então não podemos dizer que um cão é mau por avançar em uma pessoa ou em outro animal, pois ele está apenas seguindo seu instinto natural ao se sentir ameaçado.
Em grupos diferentes, as éticas são diferentes, e somos nós que vamos criar a nossa hierarquia de valores a partir do meio em que vivemos. Nós ditamos o que é ou não é ideal para se fazer e seguir, mas isso depende sempre do meio em que estamos. A ética depende do tempo e da cultura em que vivemos, ela não é universal e nem individual, a ética é sempre de um grupo.

O que é moral?

A moral é uma reflexão do indivíduo com ela mesma, sobre como se deve agir, fazer, proceder, é algo de nós com nós mesmos. É aquilo que fazemos quando ninguém está olhando, e que nos deixa mal quando temos uma atitude que não está dentro dos nossos princípios.

Exemplo de valores

Nós temos como exemplo de valores a disciplina, lealdade, honestidade, empatia e respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (17.2 Kb)   docx (6.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com