TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética do Melhoramento Genético

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO # 10 – Ética  – A ética do melhoramento genético  

Instruções

  1. Prazo para entregar o questionário: março 21, 2022 – 23:59h
  2. Formato word ou pdf. O nome do arquivo deve ser o seguinte: “Seu nome” – Questionário 10 – Ética (ou seja, no momento de guardar, substituir “Coloque seu nome” com o seu nome, o restante deixar igual).
  3. Enviar para o e-mail: sebrudas@gmail.com O sujeito da mensagem deve ser a seguinte: “Seu nome” – Questionário 10 - Ética
  4. Haverá penalidade de 0.5 para quem não observe pontos 2 e 3. (não serão considerados questionários fora do prazo).

Pergunta

No texto, Michael Sandel reflete sobre a ética do melhoramento genético. Na sua opinião, formada depois de ler o texto, há alguma coisa errada na prática do melhoramento genético? (Responder em 200-300 palavras).

É tentador pensar que projetar nossos filhos e nós mesmos para o sucesso por meio da bioengenharia é um exercício de liberdade numa sociedade competitiva. Porém modificar nossa natureza para nos encaixar no mundo, e não o contrário, é, na verdade, a forma mais profunda de enfraquecimento da autonomia. Uma das bênçãos de nos ver como criaturas da natureza é não sermos completamente responsáveis por aquilo que somos. A consciência de que nossos talentos e nossas habilidades não se devem unicamente a nós mesmos restringe a tendência em relação à hybris. Se a bioengenharia fizesse o mito do self-made man virar realidade, seria difícil ver nossos talentos como dons que recebemos e com os quais estamos em dívida em vez de como conquistas pelas quais somos responsáveis. Quanto mais nos tornamos mestres de nossas cargas genéticas, maior o fardo que carregaremos pelos talentos que temos e pelo nosso desempenho. Com o melhoramento genético a responsabilidade se expande a proporções desencorajadoras. Atribuímos os fatos menos ao acaso e mais à escolha. Os pais se tornam responsáveis por escolher, ou deixar de escolher, as características certas para seus filhos. Os atletas se tornam responsáveis por adquirir, ou não adquirir, os talentos que ajudariam seu time a ganhar. É digno de nota também que pensadores liberais de Locke a Kant e Habermas aceitem a ideia de que a liberdade depende de uma origem ou de um ponto de vista que foge do nosso controle. Entretanto, existe uma diferença entre curar e melhorar. A medicina intervém na natureza, mas, por estar limitada pelo objetivo de restaurar o funcionamento humano normal, não representa um ato de hybris desenfreada nem um apelo de dominação. A necessidade de curar vem do fato de que o mundo não é perfeito e completo, mas necessita constantemente da intervenção e reparação humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (450 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com