TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética do Servidor Público

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Ética do Servidor Público

É evidente que dentro do setor publico, todas as atividades do governo afetam, de fato, a vida de um país, por esse motivo, se faz necessário que os servidores públicos, que são profissionais vinculados a órgãos e entidades do governo, apliquem os valores éticos.

Existem normas de comportamentos que guiam a conduta do servidor e, por isso, é dever deles ser leais e sinceros aos princípios éticos.

Código de Ética dos Servidores Públicos

Os códigos de ética dos servidores públicos informam as responsabilidades dos mesmos, como o zelo, a honra e a dignidade. Suas obrigações devem visar sempre o bem estar da população em geral. Informam também as sansões decorrentes de serviços irregulares praticados pelos servidores.

Podem-se citar alguns princípios gerais do serviço publico, são eles: os servidores deverão ser honestos no cumprimento de suas funções; Deverão confessar fraudes, corrupção, desperdícios e abusos as autoridades responsáveis; Não deverão utilizar seus cargos para obtenção de ganhos privados; entre outros.

http://codigo-de-etica.info/etica-do-servidor-publico.html

Ética e Serviço Público

Antes de falarmos de Ética e Serviço Público, é necessário saber os conceitos de Ética e Serviço Público, uma vez que a principal finalidade do Serviço Público é o bem social.

Ética é uma espécie de teoria sobre a prática moral, é a ciência da moral ou aquela que estuda o comportamento dos homens na sociedade.

Serviço público pode ser conceituado como sendo aqueles de competência e responsabilidade do Poder Público da União, dos Estados e dos Municípios, que visa atender às necessidades coletivas da população. Já o Jurista Hely Lopes Meirelles conceitua Serviço Público como sendo “todo aquele serviço prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade, ou simples conveniências do Estado".

Realidade brasileira

Em relação à sociedade brasileira, é importante destacar a ética aplicada na condução dos Serviços Públicos por administradores e políticos, pois as críticas da sociedade ao serviço público são externadas pela demora no andamento dos processos, pelas longas filas, pelo gerenciamento dos recursos financeiros, em todas as esferas de governo, pela denúncia sobre desvio de verbas públicas, traduzidos em ineficiência do serviço público, que muitas vezes tem fundamento. Tal situação passa a exigir uma condução séria para dotar o estado brasileiro de padrão ético capaz de produzir o bem social, por meio da repreensão e a repressão dos desvios, aplicando as leis punitivas existentes, fortalecendo as Comissões de Ética e os diversos Códigos de Ética de categorias profissionais e de servidores públicos que trazem severas penalidades aos maus administradores.

http://fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/etica-e-servico-publico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com