TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALEXANDRIA

Por:   •  8/4/2015  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME ALEXANDRIA (A coragem de uma mulher mudará o mundo para sempre.)

Podemos ver que o filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 DC.

Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, religião não muito aceita, mas passou a ser imposta pelos lideres religiosos.

A filósofa Hipátia tem no meio dos seus alunos a figura de Orestes, que a ama, sem ser correspondido, e Sinésius, adepto e convicto do cristianismo. Hipátia tem um escravo chamado Davus que também a ama, secretamente. Hipátia não deseja casar-se para se dedicar unicamente ao estudo, à filosofia, astronomia matemática, e em especial, o estudo do movimento da terra em torno do sol.

Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor a Hipátia. O escravo Davus, num momento de impulso amoroso, vai ao encontro de Hipatia e tenta deixa-la. Ela percebeassim que ele é apaixonado por ela. Davus oferece a espada para ela matá-lo, mas ela o perdoa e o liberta da escravidão. Davus se debate entre a fé cristã e a paixão.

O líder cristão Cyrilo domina a cidade e encontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito Orestes, usando as escrituras sagradas para acusá-la de ateísmo e bruxaria. Cyrilo, como Bispo, e representante do Cristianismo, expressa claramente o desprezo da religião pela condição feminina.

Orestes se converte ao Cristianismo e junto com Sinésius tentam convencer também Hipatia, mas ela afirma que não pode se converter, opta pela neutralidade e o amor a filosofia porque a visão de mundo dela é puramente filosófica e não há espaço para religião.

Com a decisão de Hipatia, Orestes não mais a protege e os cristãos vão a sua procura para conduzirem ao Templo e ser sacrificada por seu ateísmo e bruxaria. Davus, vendo o episódio, convence os irmãos em não usarem as espadas para não sujarem as mãos com o “sangue impuro”. Os irmãos aceitam a ideia e vão buscar pedras para apedrejá-la, e é neste momento que Davus se abraça com Hipatia e lhe mata sufocada com suas mãos antes que os irmãos cheguem para apedrejá-la.

O filme nos leva e refletir sobre a origem do Cristianismo. O Cristianismo não possui uma filosofia autêntica, na verdade ele é uma junção da filosofia Greco-romana e egípcia. Os ensinamentos destas filosofias foram migrados para o Cristianismo e posteriormente receberam uma influência de Aristóteles e Santo Agostinho (o que não tem nada a ver com o filme), mas que é um fator histórico importante na história sanguinária do Cristianismo. Até hoje judeus, muçulmanos e cristão não se aceitam.

Finalmente pode-se dizer que este filme é um excelente tema gerador de discussões filosóficas. Hipátia de fato descreve com dignidade o que Kepler foi redescobrir mais de mil anos depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com