TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA ESTAGIADA

Por:   •  18/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.925 Palavras (28 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 28

  • INTRODUÇÃO.....................................................................................……..

04

  • DESENVOLVIMENTO.........................................................................……….

05

  •    IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTÁGIADA................................…………

05

  •    CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA ESTÁGIADA........………..

09

  •    DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO..

11

  • CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DA ESCOLA…………………………

11

  • CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA…

13

  • CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA …………………………….

15

  • PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO…………………………………..

17

  • DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADOAS E MINSITRADAS…………..

20

  • DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES  DE AVALIAÇÃO ………………………..

22

  • PLANO DE OFICINA   PEDAGÓGICA……………………….…………..…….

23

3.  CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................…………..

26

REFERÊNCIAS.............................................................................................…….

27

ANEXOS.......................................................................................................….….

28

[a]

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado constitui-se de uma atividade no curso de Licenciatura em Filosofia de caráter obrigatório (LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008), salvo algumas exceções. Caracteriza-se na presença do estagiando em uma instituição preferencialmente de ensino a fim de entrar em contato com a realidade prática do ensino. Inclui também outras atividades fora do ambiente institucional que são correlatas ao estágio.

A instituição da execução deste estágio deu-se na Escola Estadual Profº Ernesto de Melo Brandão, localizada no município de  Granada/Abre Campo– MG.  O referido estágio, foi realizado pela estagianda Rita de Cassia Gomes Chaves, sendo empreendido formalmente mediante termo de compromisso assinado entre estagiando e instituição, entre os dias 24 de fevereiro de 2017 ate17 de março de 2017.

Os objetivos do Estágio Supervisionado Observação e Prática no Ensino Fundamental  visa a busca de uma interação, aproximação com os profissionais da instituição e com os alunos. Busca uma certa execução ou ao menos uma observação prática das Teorias de Aprendizagem, bem como uma análise filosófica do contexto escolar. Mas o principal objetivo seria o aprendizado e a apreensão prática do que é o contexto escolar, além de obter a oportunidade de uma atuação e portanto uma espécie de treino na atividade, nem que de forma breve. Em outras palavras, o estagiando é um aprendiz de professor, então deve observar o modo de dar aula.

Este relatório em questão é um documento imprescindível na formalização do estágio, servindo além de uma prática e portanto desenvolvimento de uma habilidade de elaboração de textos acadêmico. Ele é requisito indispensável para o reconhecimento oficial da atividade realizada. É um valioso memorando de uma realização pessoal. Teoriza as impressões oriundas das prática da estadia no ambiente concretamente escolar com vistas aos objetivos do estágio, além de no seu escopo conter outro quesito que é a elaboração da proposta pedagógica.

A importância do estágio supervisionado refere-se a uma solidez na formação do licenciado em filosofia. A partir de um curso quase que totalmente teórico, um dos únicos meios realizar a prática do exercício da profissão que poderia-se supor para um licenciando em filosofia, seria um estágio. Isso porque um professor de filosofia carrega consigo uma grande responsabilidade de promover a reflexão e a crítica construtiva na sociedade. Portanto a importância do estágio está diretamente relacionada à qualidade do profissional que se quer formar, pois fazendo um paralelo em um caso em que não houvesse essa exigência, facilmente poderia-se concluir que um profissional de Filosofia que fez um estágio prévio, teria um grande diferencial em relação a outro que não o tenha feito. A importância do estágio, em suma está na exclencia, e na eficácia da formação profissional.

E havendo oportunidade,  porém subjetivamente, deveria-se, talvez, apreender o contexto geral da escola o correlacionando é possível observar ainda, o contexto da graduação, onde se trata do ensino fundamental II, que embora nas escolas públicas não contemplem a disciplina de filosofia, ainda assim, é perfeitamente possível fazer relações com as áreas correlatas apresentadas no manual do estágio, que são Geografia, História, e Ensino Religioso. Isso porque as 3 matérias e sobretudo ensino religioso e história, andam de mãos dadas com Filosofia. Mas não somente por esta correlação de conteúdo, mas para que o contexto do ensino fundamental em seus anos finais, cuja faixa etária dos alunos se difere das outras etapas que seguirão este estágio, se impregne como aprendizagem de que perfil de aluno esperar, por parte do estagiando. Em outras seria muito  sensato conhecer todos os contextos que será possível quiça um professor de filosofia vir a atuar, tal como é feito a divisão das 100 horas de estágio em diferentes situações (perfis de faixa etária e de níveis de graduação dentro da educação básica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (296.8 Kb)   docx (101.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com