TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública Filosofia e Ética

Por:   •  3/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Administração Pública

Disciplina: Filosofia e Ética

Aluna: Stephanie dos Santos Vidal - Mat: 14213110090

Atividade aula 3

Respostas:

Filosofia Antiga: (Atenas/Roma – Séc. VI a.C até Séc. V d. C). Período que a Filosofia se ocupava com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

O estudo da filosofia passa a ser o homem, sua vida política e moral, e sua capacidade de conhecer as coisas. Começa a consolidar-se a supremacia da visão cristã. Principais figuras deste período (Sócrates, Platão e Aristóteles).

 Filosofia Medieval: (Séc. V d. C até o Séc. XIV ou XV). Período que inclui pensadores europeus, árabes e judeus. Predominava a Igreja Católica Romana.

Relação estreita entre filosofia e teologia (religião), forte presença de Aristóteles em todos os campos do pensamento teórico.

Filosofia Moderna: Período da Renascença passando pelo período do Iluminismo. (Séc. XV até metade do Séc. XIX). A Renascença foi o seu período mais criativo. A Europa sai para conquistar a América. Acontece a reforma protestante e se cria a ciência moderna. Revolução artística (Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo Buonarrotti, Rafael Sanzio, El Greco).

Mesmo nos dia de hoje, é que existam pessoas que vivam de modo antigo, medieval ou moderno.  Se observarmos  determinadas sociedades, notaremos que  ainda existem pessoas que não valorizam o ser humano como um ser único, mas acreditam que ele faz parte de uma sociedade e vive debaixo das mesmas leis e não as pode questioná-las.
Da mesma forma, encontramos pessoas que vivem de maneira medieval, onde a religiosidade ainda impera de maneira absoluta, não deixando espaço para questionamentos. Muitas vezes cometendo atos absurdos em nome de Deus.
Há também aqueles que vivem na Idade Moderna, onde a busca pelo conhecimento e pela liberdade é feita através do trabalho, onde o ser humano acredita em si próprio e age sem o medo de errar e ser castigado por isso, ou seja ela busca desafios a todo instante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com