TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Sobre a Obra

Por:   •  29/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI[pic 1]

Departamento de Filosofia e Métodos

Unidade Curricular: Política II

Docente: Prof. Dr. Fabio de Barros Silva

Discente: Jénnifer Figueiredo Lemes- 180400048

                                                         Atividade avaliativa: Política II

        

       O Príncipe, obra revolucionária voltada a quebrar os paradigmas religiosos da época renascentista. De forma mais concisa, Maquiavel propôs a separação do homem político e religioso, assim criando as bases da ciência política moderna. A política, para Maquiavel, é marcada, então, não pelo ideal cristão de unidade entre os homens, mas por algo que é próprio do homem, a constante luta pelo poder. Deste modo, inaugurou a astúcia inescrupulosa como método de governo, por detectar e sistematizar pioneiramente a amoralidade peculiar à “conquista e ao exercício do poder”.

Ponty em sua análise sobre Maquiavel apresenta o poder como: “O poder não é mais força nua, mas tampouco honesta delegação das vontades individuais, como se elas pudessem anular sua diferença.” [1] De certo modo, o poder exercido pelo príncipe está diretamente relacionado à nova maneira - cética - com que Maquiavel encara o ser humano; pois tudo é válido contanto que o objetivo seja de se conquistar e de se manter o poder, apoiado no povo, tentando evitar o desprezo do mesmo. Pois, um bom príncipe necessita de apoiadores e a base para um bom governo é o apoio de seus cidadãos.

Ao chefe de Estado cabe agir de acordo com as circunstâncias e não a partir de preceitos morais individuais. Por esta razão, o que distingue a bondade da maldade na ação política é sempre o bem coletivo e jamais os interesses particulares. O que determina se uma atitude é ética é a sua finalidade política, neste sentido, os valores morais só podem ser compreendidos a partir da vida social. Segundo Maquiavel:

“[...] O príncipe natural tem menores razões e menos necessidade de ofender: donde se conclui dever ser mais amado e, se não se faz odiar por desbragados vícios, é lógico e natural seja benquisto de todos.” [2] O príncipe que sabe simular e dissimular e lançar mão desses recursos no momento em que a necessidade se impõe. Assim, Maquiavel introduz o conceito de Virtu, os homens que possuem virtu, agem de acordo com as circunstâncias, ser bondoso ou cruel - temido ou amado, por detrás deste conceito, está o princípio moral da ação como justificativa para o bem coletivo. Desse modo, em certas circunstâncias, é legítimo o uso de algumas crueldades, que por si sendo más, são ações virtuosas quando beneficiam a coletividade.

Segundo Ponty, o poder seria como uma maldição, pois quem o exerce de certo modo estaria amaldiçoado a viver de mentiras sobre o seu eu, adaptando com seu meio e sendo dotado de personalidades distintas. Para Maquiavel, um príncipe não deve medir esforços nem hesitar, mesmo que diante a crueldade ou trapaças, pois além do poder, o bem do seu povo também está em jogo.  Declarando:

(...) todas as ações do duque, eu não saberia em que censurá-lo. Pelo contrário, parece-me – como, aliás, o fiz- dever propô-lo como exemplo a todos àqueles que, com a fortuna e as armas de outrem, ascendem ao poder. Tendo ele ânimo forte e intenção elevada, não poderá ter agido de outra maneira. (MAQUIAVEL, “O Príncipe” 2004, p.34)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com