TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antigona de sofocles comentada

Por:   •  24/9/2016  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Uniprojeção

Antígona de Sófocles

(Lauda comentada)

Rafael de Paiva Vaz

Taguatinga - DF

Agosto de 2016

Antígona

        Antígona é uma tragédia grega escrita por Sófocles, provavelmente foi escrita em 442 A.C. Inicia-se  a tragédia com a morte de dois irmãos,  Etéocles e Poliníces que lutaram entre si pelo  direito de governar Tebas, porém, os dois acabam morrendo. Etéocles  visto com bons olhos pelo rei Creonte terá um enterro digno e honroso de acordo com os costumes de Tebas, já o outro, Polinices visto com maus olhos pelo rei, acusado de querer corromper a sociedade, alterar as leis e profanar os templod dos deuses tem como punição a desonra, privado de um enterro digno tem seu corpo entregue ás aves e aos cães.

        Antígone é irmã de ambos os irmãos, tendo em vista que um de seus irmão amados teve seu direito de sepultamento negado ela em grande comoção tenta convencer sua irmã Ismênia a roubarem o corpo do irmão e sepultarem de acordo com as crenças, porém sua irmã tomada pelo medo da punição do tirano rei fica receosa com a ideia de Antígone e não a ajuda.

        Decidida em cumprir o que lhe parecia justo, Antígone  rouba o corpo de seu irmão. Quebrando assim a lei imposta pelo rei Creonte, Antígone enterra seu falecido irmão. O rei fica sabendo do ocorrido por um guarda responsável pela segurança do corpo, logo o rei o acusa de corrupto, pois acredita que ele juntamente com seus colegas foram subornados e facilitaram o roubo do corpo, de imediato o guarda se explica, porém o rei ordena que se ele não achar o responsável pelo roubo será culpado.

        Logo os guardas desenterram o corpo e deixam exposto, se escondem e aguardam, logo aparece Antígona para cobrir o corpo novamente, ela é feita prisioneira e levada para o rei que logo da a sentença, ela deve ser enterrada viva junto com o corpo de seu irmão, porém sua irmã aparece alegando cumplicidade no crime, mas Antígone toma para si toda a culpa e fica como única responsável pelo crime.

        O príncipe Hémon, filho de Creonte e noivo de Antigona tenta interceder por ela, mas seu pai segue em frente com sua sentença, Antígona segue levada para sua sentença enquanto isso um adivinho aborda o rei e lhe adverte de que suas ações seriam punidas pelos deuses com a morte de um de seus descendentes, assustado o rei tenta parar a sentença mas já era tarde pois Antígone havia se enforcado, quando o Rei chega se depara com seu filho que cospe em seu rosto e comete suicídio junto de sua amada.

        O rei segue com seu filho morto nos braços para o palácio, assim que chega se depara com mais uma tragédia, sua esposa havia cometido suicídio por amor a seu filho que não era o primeiro que avia morrido. O desfecho se da com o rei pedindo para seus servos o levarem pois ele desejava a morte.

        Nota-se a queda de um rei por seu orgulho, foi alertado varias vezes de que seu ato não ia a favor da justiça, mesmo assim prosseguiu, temendo ser visto como fraco pela população que já o criticava por algumas leis absurdas ele foi até o fim com sua decisão irracional, apenas para dar exemplo de autoridade aos súditos, por fim foi tarde demais para reparar os erros que acarretaram na morte de sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com