TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DA OBRA ANTÍGONA - SÓFOCLES

Por:   •  3/5/2022  •  Resenha  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DA OBRA ANTÍGONA - SÓFOCLES

Antígona quer enterrar o irmão Polinices mesmo indo contra a lei de Creonte o rei de Tebas. A irmã Ismena aconselha do contrário para não desobedecer às leis, mas não a convencer e promete manter a informação em segredo. No entanto, como se descobre mais tarde, começa a agir de forma arrependida.

Segundo a Lei de Rei o corpo de Polinices deveria ser despedaçado pelos abutres e vigiado por sentinelas, de forma a que a lei fosse cumprida. Certo dia os sentinelas encontram o corpo enterrado. Um dos guardas acaba contando a Creonte, que os obriga a desenterrar o corpo e os ameaça de morte caso não encontrei o culpado, e os acusa de terem sido subornados.

Os sentinelas apanham Antígona fazendo um novo ritual de sepultamento e levam para ser julgada por Creonte. Questionada ela confessa tudo e o Rei Creonte acusa sua irmã Ismena, que arrependida tenta ficar com parte da culpa, enquanto a irmã diz sentir vergonha dela por não ter honrado os mortos. Ismena ainda tenta convencer o Creonte a não fazer nenhum mal a Antígona pois a mesma era noiva de seu filho Hémon, sem sucesso na sua apelação, Creonte á perdoa e condena Antígona a ser enterrada numa gruta, onde não poderá ver o sol ou falar com ninguém, apenas deixando um pequeno buraco para lhe darem o mínimo indispensável de comida, de forma a não atraírem a vingança dos Deuses.

Hémon vai falar com o pai e tenta convencer o mesmo a soltar a noiva através da razão, ríspido o pai diz que ele é um homem dominado por mulher, isso faz com que o filho se enfureça e fuga angustiado prometendo nunca mais ver o pai.

O adivinho Tirésias recebe um pressagio e guiado por uma criança, pois era cego foi aconselhar o rei a libertar Antígona e enterrar Polinices, dizendo que pedaços do corpo dele iriam se espalhar por toda a cidade, trazidos pelos abutres, e a contaminariam, trazendo desgraça a toda cidade. Ainda assim, Creonte recusa e Tirésias prevê que, por isso, antes que anoiteça correrá sangue da sua família.

Depois de sentir medo da profecia ele pede que o coro de anciãos tebanos lhe digam o que fazer diante do que o adivinho falou. Foi então que depois dos pedidos do anciões ele manda enterra Polidices e depois soltar Antígona. O mesmo ouve gritos dentro da caverna e manda seus saldados ver o que se sucedeu. Antígona havia se enforcado e Hémon estava chorando e gritando segurando o corpo da amada. Seu filho irrado pelo ódio tenta atingir o próprio pai com sua espada, errado o golpe, então esfaqueia o próprio peito.

O sofrimento de Creonte é desesperador e ao chegar no Palacio tem outro golpe, sua esposa Euridice tira a própria via ao saber da morte do filho. Creonte entorpecido de dor e culpa pede que o deixem ir vagar a procura da morte e abandona o reino de Tebas

A tragédia acaba com o coro a aconselhar os homens a seguir a sabedoria, pois só ela traz a felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com