TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro: Antígona de Sófocles

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Livro: Antígona de Sófocles

O livro trata de uma antiga história trágica, que traz uma ênfase sobre o direito natural da sociedade e o direito positivo. Onde a jovem Antígone pela religiosidade e pelo amor fraterno, sepultou seu irmão Polinice quebrando uma ordem que o rei Creonte impôs ao povo. O personagem Guarda descobre o ocorrido e conta para o rei e traz a Antígone para o rei Creonte, o mesmo condena a jovem a ser enterrada numa cavidade de pedra para que morra mesmo que Antígone era noiva de Hémon o filho mais novo do rei. Só que o rei não previa era que Hémon ao saber o que tinha acontecido com sua noiva, se enterrou com ela e também morreu, fazendo com que o rei sentisse tamanho remorso, além disso sua esposa Eurídice o culpa pela morte de seu filho.  

Nele tem dois aspectos a serrem abordados, teria o rei Creonte o direito de impor sobre a população de não permitir sepultar o seu ente querido mesmo que fosse um costume religioso da época conforme o direito positivo, ou teria Antígone por direito quebrar uma ordem do rei sepultando seu irmão conforme ela acreditava e sentia o amor fraternal e não sofrer nenhuma punição pelo direito natural.

Uma questão importante da época, era que a religiosidade se sobressaia da política, tudo que o rei Creonte decidia era conforme os deuses que ele acreditava o ordenava a fazer, sem pensar nas consequências que isso poderia trazer para o seu povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com