TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação 2 - Antropologia – Turma B

1. Disserte acerca das transformações de corporeidade durante o século XX.

                                                                OU

2. Faça uma resenha de leitura do texto de Paul Claval. A geografia cultural.

    Em seu livro A Geografia Cultural Paul Claval nos mostra uma interpretação teórica da evolução das civilizações assim como as transformações ocorridas na repartição mundial das áreas culturais ao longo da história.

    O nossa analise sobre o trabalho de Claval começa a partir da nomeação dos lugares e seus significados. As sociedades sedentárias organizadas têm necessidade de uma toponímia que consiste em que estudar nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução. Segundo o autor nomear lugares é impregna-los de cultura e de poder. Ele também discorre que:

“Os nomes dos lugares e das categorias de paisagem permitem falar do mundo e discorrer sobre ele. Eles transformam o universo físico em um universo socializado.” 

   

    A instituição da sociedade é inseparável daquela do espaço. A institucionalização de um espaço para reatar o vinculo com o lugar pode ocorrer de várias maneiras dependo da religião das crenças ou região em que se encontrava tal civilização. Para muitas culturas um pessoa esta ligada a sua pátria pelo fato de que lá se encontra a residência de seu espírito. Claval afirma que a cidade difere-se de outras formas de espaços sociais por sua humanização mais pronunciada. Ela é consagrada por um ato religioso inicial e reinstituída pelas cerimônias que o rememoram. Enquanto que em outros lugares é pela constituição de um espaço simbólico que a ordem social é afirmada e lembrada.

    A relação que o homem tem com o ambiente é muito importante, pois ele precisa saber como tirar proveito do ambiente aonde se instalou. Para isso ele precisa possuir técnicas para poder analisar as possibilidades que tem. É impossível valorizar os meios se ignorarmos fatores importantes como as estações climáticas, a região, a fauna e a flora, ou seja, tudo que necessitamos para tirar o máximo de conhecimento do ambiente. Para poder dominar o meio vivo o homem precisa primeiro domesticar animais e plantas e consequentemente criar tecnologia para produzir gêneros alimentícios destinados aos animais e às pessoas e para obtenção de matéria prima com as quais poderão fabricar utensílios e artefatos. Claval aponta o objetivo das principais famílias tecnológicas que são: a produção dos gêneros agrícolas e animais, a exploração de minas e de pedreiras, a transformação das matérias primas, o transporte dos bens obtidos, e os métodos utilizados para construir habitações em geral. Mais isso nem sempre é tarefa fácil, pois o conjunto homogêneo que o homem tente criar, a natureza tende a substituir uma organização mais complexa e mais adequada para resistir às doenças e aos parasitas.

    Para se proteger das adversidades do tempo desde cedo o homem vem aperfeiçoando a forma de construir seu abrigo.  O material mais comum para tal é a pedra, o tijolo cru e o tijolo que servem para edificar as paredes. Uma das invenções que ajudou na evolução das construções foi a da chaminé onde ajudou a limitar o tamanho das residências. Mais só construir um edifício para se proteger das intempéries não era suficiente, era necessário criar um microclima aonde se pudessem realizar as atividades domésticas e familiares. Os imigrantes vindos da Europa eram os que conheciam as melhores técnicas de isolamento térmico, para isso eles utilizavam pranchas de madeira que isolam termicamente melhor que a pedra e o tijolo.

    O homem precisa modificar os produtos orgânicos ou as matérias-primas de origem mineral para produção de utensílios estes que são indispensáveis para revolver a terra, bater e moer os grãos, talhar a pedra ou aplainar a madeira. E com a evolução e o avanço da tecnologia o homem foi aprendendo a manipular e a utilizar as propriedades dos materiais como corpos sólidos mais resistentes como a pedra os sólidos de fraca resistência como a terra a as matérias plásticas como argila. Mais cada vez mais era necessário à fabricação de matérias mais resistentes, que só foi alcançada com o progresso das técnicas de fogo como a metalurgia. A química também teve um papel importante na invenção de ligas ou de produtos de síntese que possibilitaram a criação de novos materiais. Avanços estes que possibilitaram a criação da máquina movida a motor e as técnicas de transporte que facilitaram a vida do homem e transformando a sua relação com o ambiente.

    As modificações que o homem faz aos lugares em que ele se estabelece está diretamente ligado ao seu consumo alimentar. Nem sempre os produtos oferecidos pela natureza são de consumo imediato precisando o homem criar uma série de técnicas para poder ingeri-los. Pois os alimentos fornecem ao homem elementos básicos para a vida eles fornecem a energia que é indispensável a suas atividades, sendo os glicídios e os lipídios a peça uma peça fundamental na alimentação. E para manter seus alimentos conservados foi necessário que o homem aprendesse quais as melhores técnicas para cada alimento. A defumação garantia a conservação de gêneros muito perecíveis, o sal assegura a preservação de carnes e peixes e a dessecação é o procedimento mais geral convém tanto aos cereais quanto aos leguminosos. Os processos de conservação foram mudando no últimos séculos com a elaboração de máquinas frigorificas com o qual foi possível assegurar a conservação de produtos frescos por muitos dias.  Claval observa que a alimentação reflete as estruturas da sociedade. Pois aquele que dispõem de poder escapam da fome, e quanto mais poder tem maior é a qualidade e  variedade dos produtos consumidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com