TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia teologica

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

Faça uma definição do termo pecado com suas palavras.  Fale dos relacionamentos que envolvem o pecado e se você concorda com a definição de pecado de Santo Agostinho, Santo Tomaz de Aquino e Emanuel Kant, se sim ou não, por quê? Argumente:

          O termo pecado significa desobediência, falta, transgressão, rebelião a um determinado preceito ou lei estabelecido, do qual não se guarda a ordem dada de não fazer. Todos os homens são pecadores, pois o pecado está no DNA da humanidade. Os eruditas teológicos usam várias palavras para descrer a natureza sombria do pecado, mostrando seus aspectos e suas disposições torcidas, maléficas em sua natureza daninha e perniciosa, pois o pecado está relacionado; com aquilo que se desvia do alvo, falhar; com aquilo que é torcido, que dobra; com aquilo que tem natureza de delito; com tudo aquilo que é mal; com o pecado e o resultado do pecado; com a transgressão; com a maldade; com aquilo que é falso; com a ilegalidade; com a injustiça.

       Santo Agostinho defini o pecado como “o que é dito, feito ou desejado contra a lei eterna. Santo Tomas de Aquino diz que pecado é aversão do homem a Deus, que a transgressão da lei moral vista como mandamento divino, seria então dar origem ao pecado. Segundo Emanuel Kant a origem do pecado não foi ou não seria um fato isolado, e sim uma atitude deliberada, em fazer para ser, e ele conclui que “o pecado original nada mais é que o aspecto negativo da solidariedade dos homens e mulheres em Deus. Agostinho e S. Tomas de Aquino propuseram que o mal é apenas a ausência do bem, tal como as trevas são a ausência de luz.

     As definições de Agostinho e Tomaz de Aquino são abrangentes em seu conteúdo, mais insegura, pois tentam encontrar resposta para a origem do mal (pecado) dentro da criação de Deus naquilo que é visível ou até palpável, sendo que a origem do mal, a corrupção denominada pecado foi precedida pelos os seres angelicais, para depois contagiarem os seres humanos, sendo ao meu ver ser mais aceitável a definição de Emanuel Kant quando diz: O pecado é coisa mais antiga e mais sombria, pois o pecado original é o aspecto negativo da solidariedade do gênero humano para com Deus

Comente de acordo com o texto sobre o (1) pecado de Adão para a raça humana, (2) Nosso pecado para Cristo, pois Ele morreu por nós, e (3) A justiça de Cristo imputada aos crentes mediante a fé em Cristo Jesus.

   O terceiro capitulo de Gênesis relata como o pecado penetrou pela primeira vez na raça humana, através da desobediência de Adão e Eva de comer do fruto proibido, esse ato único de pecado se manifestou no espirito de rebelião que penetra e interrompem sua comunhão com o Deus santo, tendo como resultado as maldições que toda a criação está sujeita, todos os descendentes de Adão nascem com uma natureza pecaminoso. As escrituras ensinam que através do pecado de Adão e Eva toda a sua posteridade foi considerada pecadora.

      Em Romanos 5: 12-21 diz “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram...” “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo – o pecado não começou com Adão, simplesmente entrou na raça humana através dele, o pecado teve origem em         lucífer. Adão era a cabeça natural da raça humana, portanto todos os homens estavam nele quando pecou, sedo assim todos os homens são pecadores porque pecou nele.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com