TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Filme "O poço"

Por:   •  20/3/2021  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Rondonópolis, 06 de abril de 2020.

Disciplina: Filosofia geral e jurídica

Exercício: Análise interpretativa do filme “o poço”

Aluno: Gabriel Avila Andrade de Azevedo

“O poço” é uma experiência social realizada por um grupo de pessoas chamado de “Administração”. Eles criam uma estrutura organizacional semelhante a uma torre com vários andares, onde as pessoas são colocadas em pares, aparentemente aleatoriamente entre os níveis 1 e 333, mudando a sua posição a cada mês.

Um enorme buffet, que é suficiente para alimentar todos os participantes do poço, é servido em uma plataforma no nível 0, e desce nível por nível, onde os ocupantes de cada nível comem o que quiserem. Então, devido à ausência de preocupação com o próximo nos níveis iniciais, a comida vai acabando até acabar por completo, e as atitudes vão se extremando conforme chega aos níveis mais baixos, inclusive levando ao homicídio e canibalismo entre os pares do nível, quando Trimagasi, companheiro de nível de Goreng, tenta o comer até mata-lo.

        Duas pessoas no mesmo nível do poço, aparentemente os personagens mais instruídos, sendo um jovem (Goreng) que está disposto a ser um rato de laboratório e ganhar um certificado (não especificado pelo filme de qual tipo), e nesse caminho ler um livro e parar de fumar, e uma senhora (Imoguiri), que é ex-trabalhadora da Administração e está com câncer. A mulher tenta conversar com as pessoas dos níveis superiores e inferiores para consumirem somente o necessário, porém ninguém a ouve. Goreng então ameaça defecar nos pratos, caso os ocupantes dos níveis inferiores não comecem a comer somente o necessário, e o plano funciona. Quando acorda num nível muito baixo a mulher acaba se matando.

        Goreng conhece Baharat, um homem que tenta subir com uma corda até sair, porém as pessoas de níveis superiores literalmente defecam na sua cara. Goreng convence o colega a descer junto com a plataforma deixando as pessoas até o nível 50 em jejum, visto que já comeram no dia anterior e vão comer no dia posterior, logo não vão morrer de fome, e racionar a comida para os níveis inferiores até chegar ao fundo e voltar junto com a plataforma ao nível 0. Logo aprendem que não conseguem fazer isso somente com boa fé e passam a ter que usar a violência extrema para conseguirem o que querem, eles se tornaram os monstros que queriam parar.

        Num certo nível, um homem sábio aconselha os dois que tem que mandar uma mensagem para a Administração que são mais fortes do que eles, e que essa mensagem seria um prato muito bonito e apetitoso, eles escolhem a panna cotta. A partir daquele nível eles protegem a sobremesa a qualquer custo, porém quando eles chegam ao nível 333, último nível do poço, eles encontram uma menininha que aparentemente está com fome, então eles dão a panna cotta para a garota e acham que ela é a verdadeira mensagem. Baharat morre, enquanto que Goreng desce com a plataforma e a menina até o fundo do poço. Ele, após conversar com uma visão de Trimagasi, a manda junto com a plataforma para a Administração, passando a mensagem que, apesar de toda a violência, desigualdade, fome e canibalismo há esperança no mundo. Goreng acaba no fundo do poço conversando com a sua visão de Trimagasi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com