TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles Bases de pensamento lógico e científico

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  2.702 Visualizações

Página 1 de 8

1- Resuma o tópico "Aristóteles bases de pensamento lógico e científico".

R: Nascido em Estagira, na Macedônia, Aristóteles (348-322 a.C) foi, ao lado de Platão, um dos mais expressivos filósofos gregos da antiguidade. Filho de Nicômaco médico do rei da Macedônia, Aristóteles foi um homem de estudo e pesquisa que junto com seus seguidores ficaram conhecidos como " os que passeiam". Aos 18 anos foi para Atenas e ingressou na academia de Platão, onde permaneceu por 20 anos. Platão morreu em 347 a.C, e por sua competência para assumir a direção Aristóteles destaca se ao cargo da direção da academia. Entretanto o seu nome foi preterido por ser considerado estrangeiro pelos atenienses. Decepcionado com o episódio, deixou a academia é partiu para a Ásia Menor. Pouco tempo depois foi convidado por Felipe II, rei da Macedônia, para ser professor de seu filho Alexandre.

Em 323 a.C, após a morte de Alexandre, os sentimentos antimacedônicos ganharam grande intensidade em Atenas. Devido a sua ligação com a corte Macedônica ele foi perseguido e abandonou Atenas. Seus estudos eram dedicados à natureza e a biologia.

2- Pesquise o significado de xenofobia e selecione pelo menos um exemplo ocorrido em 2018 que se encaixe no conceito de xenofobia.

R: A Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros.A xenofobia corresponde a um problema social baseado na intolerância e / ou discriminação social, frente a determinadas nacionalidades ou culturas.

"Brasileira denuncia xenofobia em estação de metrô portuguesa: ' volte para o seu país'.

- Portadora de dupla cidadania, Claudia Linck havia perdido seu ' cartão andante ' e ouviu de um fiscal: ' Só podia ser brasileira '.

Fonte: O Globo

3- Pesquise o que eram os Metecos em Atenas e redija um texto de no mínimo 15 linhas comparando o conceito de xenofobia e a condição de Meteco na qual Aristóteles se encontrava em Atenas.

R: O que eram os Metecos?

Metecos- Era formada pelos estrangeiros residentes em Atenas. Dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.As leis atenienses proibiam aos Metecos a compra de terras ou a participação no governo.

Xenofobia como dito anteriormente, é um tipo de preconceito caracterizado repúdio ao estrangeiro, uma discriminação social. E as condições dos Metecos em Atenas eram subordinadas ou inferiores aos atenienses. Apesar de constituírem uma grande parcela da população, eles não tinham nenhum direito político e nem podiam se casar com os cidadãos da Grécia. Ou seja, eles não possuíam os mesmos direitos que os Atenienses, haviam desigualdades, e assimilando à Aristóteles, que foi colocado a condição de Meteco, pois impedido de assumir a direção por ser considerado estrangeiro, fazendo com que ele fosse para a Ásia. Resumindo, os Metecos sofriam xenofobia, e Aristóteles por ser considerado um Meteco/estrangeiro também.

4-Resuma o tópico "Da sensação ao conceito".

R: De acordo com Aristóteles, a finalidade básica das ciências seria desvendar a constituição essencial dos seres, procurando defini-la em termos reais. Ele acreditava que tudo o que vemos, pegamos, ouvimos e sentimos tinha realidade, não concordando então com teoria das ideias de Platão. A observação da realidade por nossos sentidos leva-nos à contratação da existência real de inúmeros seres individuais, concretos, mutáveis.

5- Resuma os tópicos " Método Indutivo" , " Hilemorfismo teleológico" e " Matéria forma.

Método Indutivo

Para Aristóteles, a ciência deveria partir da realidade sensorial. Em outras palavras, a partir da existência do ser individual, devemos atingir sua existência do ser individual, devemos atingir sua essência, seguindo um processo de conhecimento que caminharia do individual e específico para o universal genérico, portanto, que o ser individual, concreto, único constitui o objetivo da ciência, mas não é o seu propósito. Desse modo, representa, para Aristóteles, o processo intelectual básico de aquisição de conhecimento. O conceito escola, por exemplo, é o resultado da observação sistemática das diferentes instituições às quais se atribui o nome escola.

Hilemorfismo teleológico

Mais interessado na vida natural que seu mestre, Aristóteles formulou uma teoria da realidade que ficou conhecida como Hilemorfismo teológico. Que era basicamente a teoria desenvolvida por Aristóteles e dada continuidade na filosofia escolástica, segundo a qual todos os seres corpóreos são compostos por matéria e forma.

Matéria e forma

Aristóteles era um grande observador da natureza. Ele supôs Matéria e forma. Para o filósofo, " as coisas são o que são em sua própria natureza" , ou seja, o ser verdadeiro deve ser imanente. Seguindo essa linha de raciocínio, Aristóteles concebeu a noção de que todas as coisas estariam constituídas de dois princípios inseparáveis: matéria e forma. Como você pode perceber, apesar de revalorizar o sensível, Aristóteles não desprezava totalmente a concepção de ideias eternas de seu mestre, complementava com o que supôs faltar para que ela pudesse explicar todas as classes de seres e as mudanças do real.

6- Leia os tópicos "Dualismo platônico" e "Processo de conhecimento" nas p 224 e 225; e redija um texto mostrando as principais diferenças no modo de conhecer a realidade para Platão e o modo Aristotélico disposto em partes nos tópicos das questões 4 e 5.

R: Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. Já Aristóteles era um filósofo que defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência .Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível. Para Platão, a realidade por nós percebida (Mundo Sensível) é uma expressão ilusória e imperfeita, é apenas fenômeno, expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com