TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Arte e Estética .

Por:   •  4/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

SOCIOLOGIA E FILOSOFIA 7

TECNICO INTEGRADO EM PORTOS

Luiz Feliphe Alves Bravin

 

Filosofia da Arte e Estética

 

 – Quem foi Alexander Baumgarten?

        Alexander Baumgarten foi um cidadão de Berlim, nascido em em 17 de Julho de 1714, foi estudante na Universidade de Halle e em 1740 começou a lecionar na Universidade de Franfurt-an-der-Odere, onde permaneceu por 22 anos.

        Foi fortemente influenciado pela sistematização filosófica de Christian Wolff e pelo pensamento do barão Gottfried Wilhelm von Leibniz (A ele é atribuída a criação do termo “função”). Sua principal obra foi Aesthetica (1750-1758), feita em latim, onde descreveu o conceito da nova palavra. Não foi o fundador da estética como ciência mas promoveu uma introdução do termo e difundiu o tema.

        Entre seus livros que fizeram história estam Disputationes de nonnulis ad poema pertinentibus (1735), Methaphysica (1740), Ethica philosophica (1740) e Aesthetica, 2 vols (1750-1758).

        Seus livros foram usadas por Kant em aulas e seu termo, estética foi usado como denominação para o estudo gnosiológico da sensação e de suas formas apriorísticas de espaço e tempo, denominando de Estética transcendental.

 – Qual era a noção de estética para ele?

        Para o filósofo estética era o estudo do Belo, compreendido como domínio da sensibilidade, relacionada com a percepção, os sentimentos e a imaginação. As coisas poderiam ser classificadas como belas ou feias.

        O belo é fruto de um consenso, o que não significa gosto individual e sim um acordo que exige das pessoas destreza, perspicácia, gosto refinado e apurado para reconhecer e expressar a força e a elegância do belo. O convívio regular com as obras de arte permitiria uma gradual aquisição de hábito de pensar com beleza.

– Segundo Baumgarten, a estética pode ser considerada uma ciência? Por quê?

        Baumgarten não foi o fundador da estética como ciência, porém a introdução do termo respondia às necessidades da pesquisa desta esfera do saber e alcançou ampla difusão, em Baumgartem o Belo ainda era uma espécie de perfeição confusamente concebido, suas idéias são mais tarde aprimoradas por Kant, como já mencionado.

– Razão e sensibilidade. O que Baumgarten pensa a respeito dessas duas naturezas no que se refere à estética?

        Para Baumgarten a estética é um conhecimento do sensível, que se utilizará de um instrumento análogo à razão: a representação sensível.  É preciso compreender a sensibilidade como uma companheira do pensamento conceitual, abstrato.

        O meio termo entra a razão e os objetos materiais seria a representação, por meio dela o mundo sensível se dá ao pensamento. As coisas reais penetram a nossa mente ao se converterem em imagens. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com