TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e Religião O Que é a Arte?

Por:   •  26/5/2022  •  Monografia  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

O que é a arte?

A arte é uma forma de comunicação, tendo por finalidade transmitir e partilhar sentimentos entre o artista, que cria a obra, e o público que a aprecia. A arte transmite a individualidade e a singularidade do sentimento do artista.

Sendo um meio de transmitir sentimentos ou emoções, esta pressupõe que eles estejam presentes no artista e os espectadores ou ouvintes são contagiados por sentimentos do mesmo tipo daqueles que o artista experimentou.

Teorias essencialistas: Estas defendem que a definição correta de arte é a que descreve a sua essência ou natureza, revelando as características intrínsecas, necessárias e suficientes, que fazem com que algo seja arte.

Teoria da arte como representação: Algo é uma obra de arte se e só se representa alguma coisa. A representação é uma condição necessária para algo ser arte, mas não é uma condição suficiente. Toda a imitação é uma representação, mas nem toda a representação é uma imitação.

Teoria da arte como expressão: A arte é essencialmente expressão de emoções ou sentimentos.  Nesta, algo é uma obra de arte se e só se foi introduzido por alguém com intenção de exprimir os seus sentimentos individuais de modo a contagiar as outras pessoas com o mesmo tipo de sentimentos, isto é, com intenção de exprimir as suas emoções individuais, de modo a clarificá-las.

Teoria da arte como forma: Parte do pressuposto de que todas as obras de arte genuínas provocam uma emoção no espectador. Algo é uma obra de arte e só se tem forma significante, ou seja, se tiver uma forma que os críticos reconheçam e assim transmita uma emoção.

Teorias não essencialistas: Estas defendem que as condições necessárias e suficientes para algo ser arte são relativas ao contexto em que os objetos se encontram inseridos e ao modo como eles adquirem o estatuto de obras de arte.

Teoria institucional da arte: Esta teoria destaca o contexto em que surgem e são apreciadas as obras de arte. Algo é uma obra de arte se e só se é um artefacto, tendo sido atribuído a um conjunto das suas características o estatuto de candidato à apreciação, por uma ou várias pessoas que atuam em nome de determinada instituição social do mundo da arte.

Teoria histórica da arte: Algo é uma obra de arte se e só se for um objeto em relação ao qual alguém, tem (ou teve) a intenção de que este seja visto como uma obra de arte.

Problema da existência de Deus: “Há boas provas da existência de Deus?”, “Será apropriado acreditar sem provas?”

Teísmo: acredita na existência de um Deus único criador do universo

Ateísmo: nega a existência de Deus

Agnosticismo: não toma posição acerca do problema da existência de Deus

Conceito teísta de Deus: omnipotente, omnisciente, sumamente bom, criador, pessoa.

Argumentos a favor da existência de Deus

Argumento cosmológico- existem duas hipóteses para a criação do universo, ou o universo surgiu do nada, ou Deus existe e criou o universo. Como a primeira hipótese não faz sentido, porque nada vem do nada, temos então que adotar a segunda hipótese, ou seja, o universo foi criado por Deus, logo Deus existe.

Objeções: Falácia do falso dilema, existem mais opções como primeiras causas do universo. Podemos defender uma cadeia causal infinita.

Argumento teleológico- sem pressupor que Deus existe não se consegue explicar a ordem do universo. Todas as coisas têm propósito, objetivos e finalidades. Por exemplo a natureza tem propósitos, mas não tem inteligência própria, assim sendo, se não existisse um ser inteligente que agisse por ela esses mesmos propósitos não seriam cumpridos. Logo existe um ser maior e inteligente, ou seja, Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com