TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de humanidades

Por:   •  10/5/2016  •  Artigo  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS- HIAC

RAMONA FELICIANO DE BARROS

A ARTE PODE INFLUENCIAR NA VIDA UM POVO, ASSIM COMO A POLITICA PODE MUDAR UMA NAÇÃO.

Trabalho apresentado como parte de atividade avaliativa da disciplina sob orientação do prof.º Leonardo Boccia

Salvador

Julho 2014

RESUMO

O presente visa mostrar como a arte, a política e a compreensão de mundo estão imbricados entre si, demonstra como os acontecimentos ocorridos no período da Primeira e Segunda Guerra Mundial, influenciaram e determinaram padrões em muitas nações, o que a arte influenciou na política, nos grandes monumentos que são referenciais histórico-culturais de grandes países da em todo mundo.  O que os períodos das grandes guerras mundiais, contribuíram para as transformações sociais através da arte, e da arte para a política. A analise das influencias das artes em todo mundo como fator de transformação da compreensão do ser humano, como a compreensão está ligada ao conhecimento.  O contraste entre riqueza e pobreza, os fatores que de transformação, o impacto entre ambos para a consciência da sociedade.  

PALAVRAS-CHAVES: Compreensão, Política, Arte.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a arte tem influencia desde os tempos antigos, ou melhor, ela influencia os governantes políticos desde o antigo Egito até os dias de hoje, segundo Eric Hobsbawm, antes da Primeira Guerra Mundial, a Europa estava prestes a ter seus direitos políticos, civis e constitucionais, foi conduzido por governantes eleitos, em que o voto da população adulta masculina teve grande progresso. Porem ficou nas aparências, pois a Europa sofreu grande baque, afastando a maioria dos países do liberalismo. Quando da metade da Segunda Guerra Mundial muitos, cerca de 65 Estados soberanos tinha semelhança com um governo constitucional eleito pelo voto, os regimes políticos de direita se diziam contrários a democracia, mas o que imperava intrinsecamente  principalmente na Rússia era a ditadura militar. Percebe-se nos países europeus, que sempre se destacaram pela arte, estava influenciada pela política, sempre foram marcados pelo controle dessa política em que a Alemanha marcada por Hitler (1933-45), União Soviética de Stálin (1930-53) e na Itália de Mussolini (1922-45).

No período surgiram três demandas feitas do poder para a arte: a primeira aconteceu para demonstrar a gloria e o próprio poder, como os do Império Romano, que é bem conhecido pela arte pública. A segunda grande função da arte como se organizar no contexto de drama público. Em que valorizava o processo político através de rituais e cerimônias na e para construção da democratização, em que o povo era a principal plateia. Surgia aí a construção de grandes monumentos nacionais, demonstrando patriotismo e Hitler ganhou com isso mais expressão de poder, por que o que se valorizava na época eram as artes com grandes expressões, espaços para grandes espetáculos. O terceiro foi ponto foi o que a arte influenciou para a área educacional e para a propaganda, pois tinha vários papeis, informar, ensinar, e ate invocar os valores do Estado. Por que antes a igreja e outras organizações ficavam responsáveis, mas não houve grandes inovações.

É compreensível o entendimento de que o poder necessita da arte, pois desde muito inovando em todos os meios, em toda forma de mostrar a arte, todos os níveis de poder a arte tem representação. A revolução através da arte trouxe também dificuldades que dificilmente seriam superados, uma das coisas que contribuía para isso era que a arte não acompanhava na mesma proporção os radicais políticos de direita e de esquerda, por vários fatores e acontecimentos, outra coisa era a dificuldade do modernismo que tinha adesão de uma minoria, enquanto os governos eram populistas, O publico preferia arte com apelo para o público, ou que fosse mais compreensível. O texto indica que a era dos ditadores não foi uma era promissora e relevante para arte, mas serviu para impedir ações de artistas indesejáveis, tornando assim difícil demonstrar as ações desses ditadores. Apesar de os ditadores desejarem expressar através da arte o ideal de um povo, mas serviram aos objetivos do poder. Os ditadores quiseram mobilizar o passado nacional em beneficio próprio, com dimensões mitológicas como, por exemplo, para o fascismo, o ponto de referencia era Roma antiga, para mobilizar a seu favor quando necessário. Alemanha de Hitler, bárbaros radicais, entre outros países que utilizaram símbolos nacionais.

A INFLUENCIA DA POLÍTICA

De acordo com texto de Arendt (1993) a compreensão é um processo complexo, embora muitos digam que não se deve lutar contra o totalitarismo sem compreendê-lo, pois assim aprendemos a lidar com a nossa realidade, sendo vista como uma atividade interminável. Nesse contexto entende-se que a compreensão estará presente em todos os momentos, em todas as fases da vida humana, em casa, na escola, no trabalho, na sociedade como todo.

A doutrinação só faz promover a luta contra a compreensão e, em todo caso, introduza o elemento da violência em todo domínio da política. Um país livre realizará muito mal a tarefa de doutrinação, em comparação com a propaganda e as educações totalitárias, ao empregar e treinar seus próprios “especialistas”, ( ARENDT, 1993)

O autor enfatiza o fato da catequização como forma de promoção da luta para que não haja compreensão e entendimento com relação  ao domínio político, domínio esse que impera em quase todos os países do mundo. A demonstração de que a política influencia diretamente em todos os aspectos da vida do ser humano, desde o nascimento até a morte, e como isso vai influenciar na visão de um individuo para com o outro.

A compreensão de questões políticas e fundamentalmente humanas, tem algo em comum com a compreensão de pessoas: só sabemos quem uma pessoa essencialmente é depois que ela morre. (ARENDT, 1993)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com