TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO HD - Humanidade e a Transf Digital Revisado

Por:   •  6/8/2022  •  Artigo  •  5.007 Palavras (21 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

ADEILTON CORREIA DE BARROS JUNIOR

A SOCIEDADE FRENTE À TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: COMO A REALIDADE AUMENTADA E AS TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO MULTIMODAL VEM MUDANDO O MUNDO

SOCIETY FACING DIGITAL TRANSFORMATION: HOW AUGMENTED REALITY AND MULTIMODAL INTERACTION TECHNOLOGIES IS CHANGING THE WORLD

RESUMO

As sociedades modernas têm apresentado um espetacular avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação que trouxeram grandes benefícios em todas as áreas de atividade humana. Temos caminhado na direção da integração, não apenas entre softwares, como também entre equipamentos e recentemente entre homem e máquina. A interação multimodal se apresenta no momento em que se combina múltiplos sensores, de input ou output de informação, que facilita cada vez mais o relacionamento do utilizador com o software. A Humanidade Aumentada refere-se ao papel das tecnologias na formação dos sentidos humanos, dos recursos e das percepções, permitindo uma nova geração de interação e interseção entre os mundos físico e digital. Trata-se de um campo de pesquisa que visa aprimorar as habilidades humanas por meio da medicina e/ou da tecnologia. Isso tem sido alcançado historicamente pelo consumo de substâncias químicas que melhoram uma habilidade selecionada ou pela instalação de implantes que requerem operações médicas. Ambos os métodos de aumento podem ser invasivos. Habilidades aumentadas também foram alcançadas com ferramentas externas, como óculos, binóculos, microscópios ou microfones altamente sensíveis. Ultimamente, a Realidade Aumentada e as tecnologias de interação multimodal permitiram formas não invasivas de aumentar as capacidades do ser humano. É este o objeto deste artigo, que aborda os conceitos e os estudos relacionados ao tema da Humanidade Aumentada.

Palavras-chave: Humanidade Aumentada. Tecnologia. Transformação Digital, Interação Multimoldal.

ABSTRACT

Modern societies have shown a spectacular advance in Information and Communication Technologies that have brought great benefits in all areas of human activity. We have been moving towards integration, not only between software, but also between equipment and recently between man and machine. Multimodal interaction is presented at a time when multiple sensors, input or information output are combined, which increasingly facilitates the user's relationship with the software. Augmented Humanity refers to the role of technologies in the formation of human senses, resources and perceptions, allowing a new generation of interaction and intersection between the physical and digital worlds. It is a field of research that aims to improve human skills through medicine or technology. This has been achieved historically by consuming chemicals that improve a selected skill or by installing implants that require medical operations. Both augmentation methods can be invasive. Increased skills were also achieved with external tools, such as glasses, binoculars, microscopes or highly sensitive microphones. Lately, augmented reality and multimodal interaction technologies have enabled non-invasive ways to increase human beings. This is the object of this article, which addresses the concepts and studies related to the theme of Augmented Humanity.

Keywords: Augmented Humanity. Digital Transformation. Technology, Multimodal Interaction.


1 INTRODUÇÃO

Desde a invenção da manipulação direta e das interfaces gráficas, as modelagem de desenvolvimentos softwares  convencionais na interação homem-tecnologia têm sido incrementais (Sutherland, 1963; Engelbart, 1968; Shneiderman, 1982; Lipkie et al., 1982). Estas modelagens permitem usar as ferramentas de maneiras mais diretas, eficientes e robustas, mas o modelo de interação subjacente ainda é o mesmo: a noção de que um dispositivo de computação é uma ferramenta. Ao observar a utilização de ferramentas pelo ser humano e o processo do pensamento com auxilio das mesmas, Engelbart, 1968 compreendeu que as tecnologias de computação eram e são de extrema importância no aumento da criatividade humana, compartilhando pensamentos e idéias, sendo assim, ao seu intelecto, um fator colaborador do “aumentado” Engelbart, 1968 utilizaçãou a hipótese de que o desenvolvimento destas ferramentas, iria facilitar significativamente a interação do homem com as Máquinas. Assim sendo em meados da década de 50, iniciou o que convencionou de "Teoria de aumento" (theory of augmentation).Infopédia. Porto Editora (2021). Tomando como o pensamento de Engelbart, 1968, precisamos compreender melhor os desafios da inteligência de máquina dentro do cenário da inovação e da criatividade humanas.

Mais recentemente, o foco da pesquisa no campo mudou para a interação móvel e penetrante, incluindo interfaces incorporadas (Fishkin et al., 1998) e interfaces de utilizador inteligentes (Maybury e Wahlster, 1998).

No entanto, ainda existe uma separação clara entre o utilizador e o sistema. No passado, os humanos tiveram de se adaptar aos computadores. No futuro, os computadores se adaptarão aos humanos (Hansen e Dalsgaard, 2015; O’Hara et al., 2013). Existem várias tecnologias e paradigmas de interface de utilizador (IU) que têm como objetivo tornar a interação mais natural e eficiente. Hoje, um utilizador pode comandar e orientar um sistema, por exemplo, com fala, gestos, olhar fixo ou até mesmo através de sinais eletrofisiológicos humanos. O sistema pode adquirir dados por meio de diferentes sensores e fornecer ao utilizador informações por meio de várias modalidades em tempo real, incluindo apresentações visuais, auditivas e táteis.

Os paradigmas da interface do utilizador centrada no ser humano incluem interfaces perceptivas (Turk, 2014), Realidade Aumentada (AR) (Schmalstieg e Höllerer, 2016), realidade virtual (VR) (van Krevelen e Poelman, 2010; Jerald, 2015) e computação ubíqua (Weiser, 1993).

Este artigo tem como objetivo principal abordar o tema da Humanidade Aumentada, com foco na interação homem-máquina frente à transformação digital que a sociedade vem passando ao logo de vários anos. Identificar as principais tecnologias e ferramentas envolvidas e relacionar os trabalhos referentes ao tema de interação homem-máquina. Proporcionar mais familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito, e desta forma servindo para aprimorar as ideias apresentadas (GIL, 2008). A Interação Multimodal, como a Realidade aumentada é um fator reversível na vida da sociedade? No que ela interfere e quais os seus benefícios para a melhoria da qualidade de vida? Com a a evolução constante da inteligência artificial e sua utilização mais presente em nosso dia a dia, irão as máquinas substituir o homem em suas atividades por completa? Como a Inteligência Artificial, novas tecnologias de interação e algoritmos, estão dominando ou já dominaram o cotidiano da sociedade? Será que a tendência seja que essas ferramentas tenham cada vez mais “humanizadas”? Essa necessidade de evoluir moldou o desenvolvimento humano e o que significa ser humano?..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com