TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciencias Na Historia Brasileira

Artigo: As Ciencias Na Historia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

Alfenas

2014

Sumário

Apresentação..........................................................................................................03

Justificativa............................................................................................................03

Objetivo.................................................................................................................04

Referencial Teórico................................................................................................04

Metodologia...........................................................................................................05

Cronograma...........................................................................................................05

Referências bibliográficas......................................................................................06

Apresentação

O presente trabalho trata-se de “As ciências na historia brasileira”. De acordo com o trecho inicial e final de Gildo Magalhães, "Desenvolvimento histórico da ciência e de seus métodos" podemos dizer que a ciência integra o conhecimento comprovado que sofre transformações com o decorrer do tempo. A história da ciência internalista torna-se mais ideológica se comparada com a ciência externalista, devido ao fato da última ter a possibilidade de agir nas crenças científicas. Segundo o primeiro parágrafo do artigo de Maria Amelia Mascarenhas Dantes, "As ciências na história brasileira" podemos perceber que a mídia, em sua forma geral, nos informa sobre as novas contribuições da ciência, porém pouco se fala da ciência nos tempos passados.

Justificativa

Maria Amélia Mascarenhas Dantes diz que embora se fale pouco da ciência em outros tempos, temos relatos de atividades cientificas em nosso País desde 1500:

“[...]viagens exploratórias, com registros sobre a flora e fauna locais; estudos sobre a cultura e as línguas indígenas; realizações astronômicas por jesuítas aqui sediados, entre outras (2) Realmente, é recente o interesse dos historiadores por essas atividades.[...]” (DANTES, 2005, p.26).

Isso se deve ao fato de que as questões políticas e econômicas sempre tiveram certo predomínio em relação com a ciência, e também a ciência se voltou para grandes cientistas deixando o Brasil excluído.

“[...] um número crescente de historiadores passou a trabalhar com a definição de ciência como atividade de produção de conhecimentos socialmente instituída (3). A partir dessa conceituação, cresceu de forma significativa, em nível mundial, a produção em história social da ciência. [...] (DANTES,2005, p.26)”

Atualmente no Brasil existe um grande número de historiadores que se propôs a estudar a ciência dos períodos passados buscando compreender como era a ciência naquela época

“ [...] quem era nossos cientistas e como era sua inserção social; que atividades desenvolviam e que princípios teóricos e metodológicos as orientavam, que apoios recebiam de governantes e outros setores da sociedade; que função era atribuída aos conhecimentos produzidos[...].”(DANTES, 2005, p.26)

Para Gildo Magalhães “[...] a história da ciência não pode se limitar aos registros e datas, nomes e eventos, ou seja, não deve ser puramente descritiva, mas contribuir para levantar problemas que afetaram o desenvolvimento da ciência [...]”(MAGALHAES, 2005, p.130) Essa ciência torna-se instrumento de conhecimento tanto geral quanto particular.

Objetivos

Este projeto tem o objetivo de: os cientistas atuais querem obter respostas de como era a ciência em 1500, como os cientistas antigos se mantinham como a sociedade os via, e encontrar alguma pesquisa que eles realizaram.

• Quem eram nossos cientistas e como eram incluídos na sociedade

• Quais atividades realizavam

• Quais teorias e metodologias as guiavam

• Quais incentivos recebiam de governantes e outros setores da sociedade

• Que função era concedida aos conhecimentos produzidos

Referencial teórico

O artigo de Dantes "As ciências na historia brasileira" e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com