TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Brasileira

Trabalho Escolar: Historia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Período joanino: 1808 -1821 permitiu ruptura com a situação anterior.

-D. Joao VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, suas, iniciativa a da Bahia (Salvador) e a do Rio de Janeiro atual Faculdade Nacional de Medicina da URFJ. Entre 1809 e 1810 ainda são fundadas Real Academia Militar e a Escola de Engenharia (Rio de Janeiro).

Período imperial

Processo de independência do Brasil revolução liberal do porto 1820:

-1824: é outorgada a primeiraconstituição brasileira o art. 179 desta lei magma instituía a instrução primaria e gratuita para todos os cidadãos.

Para suprir a falta de professores instituiu-se o método Lancaster ou do ensino mutuo onde um aluno treinando (decurião) ensino em grupo de 10 alunos decúria sob a rígida vigilância de um inspetor.

-1826 UM DECRETO INSTITUI QUATRO GRAU D INSTRUÇÃO PEDAGOGIAS ESCOLAS PRIMARIA Liceus, ginásios e academias.

-1827 uma lei geral e 15 de outubro dispõem sobre as escolas de primeiras letras, fixando-lhes o currículo e instituiu o ensino primário para mulheres.

-1834 o ato adicional à constituição dispõe que as províncias passariam a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário

-1827 o Brasil contava com uma população de 10 milhões de habitantes e apenas 150.000 alunos matriculados e escolas primarias. O índice de analfabetismo era de 66,4%

- Primeira Republica

Na organização escolar percebe-se influencia da filosofia positivista

A Reforma de Benjamim Constant tinha como princípios orientadores a liberdade laicidade do ensino e a gratuidade d escola primária. Estes princípios seguiam a orientação do que estava estipulado na constituição brasileiro;

Uma das intenções desta reforma era transformar o ensino e formador de alunos para os cursos superiores e não apenas preparador.

Reforma bastante criticada pelos positivistas já que não respeitava os princípios pedagógicos de Comte; pelos que defendiam a predominância literária. O que ocorreu foi o acréscimo de matérias cientificas as tradicionais, tornando o ensino enciclopédico.

Percentual de analfabetos em 1900, segundo a AnuárioEstatístico do Brasil, do instituto Nacional de Estatísticas era de 75%;

É fundada a Academia Brasileira de Letras por Machado de Assis.

Até a Proclamação da Republica em 1889 praticamente nada se fez de concreto pela educação brasileira O imperador de D. Pedro II quando perguntado que profissão escolheria não fosse Imperador respondeu que gostaria de ser mestre escola Apesar de sua afeição se criasse no Brasil um sistema educacional.

Segunda Republica 1930 1936

A revolução de 30 foi marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista de produção. A acumulação de capital do período anterior permitiu com que o Brasil pudesse investir no mercado interno e na produção industrial.

Uma geração de grandes educadores como:

Anísio Teixeira, Fernando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com