TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dimensões da Filosofia

Por:   •  29/10/2021  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

O texto nos ajuda a compreender as dimensões da filosofia, moral e ética. Começando pela filosofia que é a união das palavras “philos” e “sophia” que no seu sentido literal significa “amor e sabedoria”.  Mas esse significado não representa seu real sentido, que é um conhecimento que tem a intenção de formular, analisar, discutir e criticar os conceitos. O filósofo ele detém o conhecimento sobre todas as coisas e investiga as crenças verdadeira por meio racional, procurando analisá-las e posteriormente as rejeitar as crenças falsas. O texto nos questiona qual a função da filosofia na sociedade, para isso ele apresenta três tipos de respostas, a primeira é que a filosofia serve para melhorar a vida humana, tendo valor em si mesma. A segunda função como os modos de pensar dos sujeitos influenciam o agir, ou seja, como as crenças e conceitos influenciam no comportamento na prática do dia a dia. E a última função é refletir sobre o quão escuro e afastado era nossa forma de compreender as coisas, ou descobrir fundamentos que validam nossas crenças ou se elas não passam apenas de subjetividade.

A moral vem da expressão latina “Moris ou Mos” que representa costumes ou modo de ser dos indivíduos. Moral é um conjunto de normas que regulam os comportamentos dos sujeitos na sociedade, e são obtidas pela educação, tradições e crenças religiosas ou pelo cotidiano, que problematiza a partir das normas o que os sujeitos devem fazer. Essas normas ou conceitos morais estão presente na vida social e podem variar de cordo que a sociedade muda.

Ética é do grego “Ethos” que significa morada ou lugar onde vivemos, o “Ethos” não é algo cedido ao homem, mas sim uma construção incansável. Posteriormente a ética passou a significar caráter que representa o modo de ser de uma pessoa ou grupos que é adquirido durante a vida. A ética que também é conhecida como filosofia moral tem como objetivo explicar os fenômenos morais e racionalmente dar conta da dimensão moral humana. Sendo uma normativa indireta pois, não tem aplicação direta no cotidiano, apenas tenta esclarecer por meio da reflexão o campo da moralidade e problematiza “Por que devemos fazer?”, ou seja, quais fundamentos explica ou sustentam a moral que aceitamos como conduta.        

Ética não se enquadra em nenhum código moral, e isso não representa sua neutralidade pois ela critica os costumes morais incorretos e desumanos por meio de uma análise racional, humana e de excelência.

A ética tem três funções, que são: entender a moral e quais são seus traços específicos, explicar e justificar a vida moral de forma racional, ou seja, analisar as razões que dão sentido os esforços dos indivíduos viver moralmente e por último tem a função de aplicar na vida socias as duas primeiras reflexões levando em consideração a moral de forma crítica e pensada.

Em outras palavras se diz que a ética é educadora, pois os sujeitos são educados a içar as exigências ou padrões racionais em relação aos valores e costumes da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com