TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Relevância Objetividade e Conservadorismo

Por:   •  3/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplina – Teoria Contábil

Questões relevância, objetividade e conservadorismo

Wagner

  1. Como podemos conceituar a relevância da informação contábil?

Podemos conceituar a Relevância da Informação Contábil como sendo a capacidade da Contabilidade de mostrar a realidade, fornecendo informações úteis para a previsão de caixas futuros.

  1. Com base na definição acima apresentada, como podemos avaliar o papel do conservadorismo?

O conservadorismo é uma das características mais importantes dos procedimentos e práticas contábeis, atuando de modo a fornecer informações mais confiáveis aos usuários por intermédio de demonstrações que não sejam otimistas em excesso, favorecendo representações mais fidedignas. O conservadorismo acaba atuando como um instrumento restritivo nos contratos entre as partes, evitando possíveis manipulações.

  1. Apresente os pontos positivos e negativos do regime de competência dentro da abordagem estudada.

São pontos positivos o regime de competência estar fundamentado na ideia da relevância, ou seja na capacidade previsão de fluxos futuro de caixa; uma maior capacidade de acompanhar o lucro no contexto da relevância. Como pontos negativos pode-se citar a inocorrência de custos adicionais em relação à mensuração baseada no regime de caixa, ao fato de exigir maior controle contábil das contas e sua divergência em relação ao caixa do período.

  1. Vamos analisar o caso da depreciação dentro da abordagem proposta no texto. Avalie as vantagens e desvantagens de uma regulamentação que permita que os contadores determinem livremente a taxa de depreciação dos ativos da empresa?

Conforme abordado no texto, caso o contador adotasse uma taxa de depreciação diferenciada, a comparabilidade e a consistência das informações não ficariam prejudicadas, pelo contrário, nessa situação a contabilidade teria maior relevância à medida que teria a capacidade de informar sobre as diferenças intrínsecas entre as empresas, tendo em vista que se houvesse uma norma para impor certa taxa de depreciação, as empresas perderiam a capacidade de fornecer informações relevantes as mercado, sendo esta a principal vantagem citado pelos autores. Como desvantagem, existe o argumento de que a contabilidade administrada dessa forma geraria um grande volume de manipulação, além de informações contraditórias.

  1. Se o regime de competência funciona como instrumento de quebra de assimetria informacional entre os contadores/gestores e os usuários externos da empresa, seria ideal deixar que ele fosse determinado de forma amplamente discricionária. Você concorda com essa afirmação?

Concordo parcialmente com a afirmativa pois acho que deve haver um meio termo entre a normatização e o poder discricionário.

  1. Continuando a discussão iniciada na questão 5, como fica a questão das fraudes e manipulações contábeis nesse cenário?

A normatização não impede que casos de manipulação ocorram pois há a utilização de brechas nas leis e normas para tais práticas, já a possibilidade de determinação de maneira amplamente discricionária também levaria a um grande número de manipulações e possivelmente informações falsas. E para mitigar tais problemas entra em cena o regime de governança corporativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com