TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos positivos da lei: uma breve reflexão

Tese: Aspectos positivos da lei: uma breve reflexão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 2

da diversidade linguística e estética e seus problemas atuais no contexto da globalização capitalista e dos estados neoliberais poderá nos ajudar a incluir a África e os africanos no cenário da história humana , e não como algo á parte.

para que a lei 10.639/03 se efetive , de fato , faz-se necessário que ela também seja tomada como uma reivindicação da categoria docente , assim como já foi feito com tantos outros temas caros aos movimentos sociais e que antes eram excluídos da organização curricular.

precisamos avançar na compreensão de que a questão racial não se reduz aos negros .Ela é uma questão da sociedade brasileira e deve ser assumida pelo estado e pelo povo brasileiro.

Aspectos positivos da lei: uma breve reflexão

A lei 10.639/03 faqz parte das políticas de ação afirmativa . Estas tem como objetivo central a correção de desigualdade , a construção de oportunidades iguais para os grupos sociais e étnico-raciais com um comprovado histórico de exclusão e primam pelo reconhecimento e valorização da história , da cultura e da identidade desses segmentos.

pontos positivos: trata-se do resultado efetivo de anos de luta do movimento Negro brasileiro ,principal protagonista nessa história .É uma intervenção no Estado , na política educacional , na prática pedagógica e no currículo escolar.

É interessante observar que , antes mesmo de ler a Lei e as diretrizes e de refletir sobre as propostas que elas trazem para o contexto educacional brasileiro , é importante destacar os aspectos positivos , a fim de encaminhar a nossa interpretação para a percepção dos avanços da lei na construção de uma educação escolar mais democrática.

Outro aspecto positivo que merece ser salientado é a possibilidade de uma mudança de postura ante a história . Ao introduzirmos a discussão sobre a África , a diáspora africana e o negro brasileiro , poderemos extrapolar a história factual que tanto criticamos e incluir uma dimensão social e cultural tão necessária na formação historica de todos os alunos .

Outro aspectos refere-se á oportunidade de democratização de saber mediante uma distribuição iguallitária da organização dos conteúdos que inclua o continente africano nas informações sobre a história , a geografia , a política e as culturas dos continentes existentes na terra.

A inserção da discurssão sobre a África e a questão do negro no Brasil nas escolas da educação basíca tem como objetivo promover o debate , fazer circular a informação , possibilitar análises políticas , construir posturas éticas e mudar o nosso olhar sobre a diversidade , a discussão sobre a África e a cultura afro-brasileira e africana encontra-se em um campo mais amplo:a educação das relações étnico-raciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com