TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Aprendizagem De Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Atividade De Aprendizagem De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  2.421 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Filosofia

Aula 4

1 – Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências praticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.

Para Sócrates a filosofia era a busca pela sabedoria, sendo um modo de vida não apenas o saber, já para Platão a filosofia é uma verdade encontrada e conhecida com imparcialidade. Para o administrador público a filosofia de Platão é mais aplicada, considerando que a verdade encontrada, transforma-se em doutrina , onde seu conteúdo é muito utilizado em todas as áreas, mas principalmente na área pública.

2 – O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?

Podemos concluir que houve uma evolução neste seguimento, o fato que concretizou, foi a eleição presidencial que elegeu por dois mandatos uma pessoa que não possuía nível superior. Com relação a verdade e o bem nem sempre quem é o detentor e o conhecedor da verdade, aplica o bem, elas tem um posicionamento distinto, existindo sem dependência da outra.

A condição de saber mais não significa que será um melhor governador, pois um governo não é realizado por uma pessoa, e sim por um conjunto de pessoas hierarquicamente organizada.

3 – Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto os outros defendem maior igualdade e democracia. Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia, e como estes argumentos podem e devem ser vistos na administração pública?

Para Platão é imprescindível que os tidos como ignorantes sejam subordinados aos conhecedores da verdade, pois para ele as decisões tomadas pelos supostos ignorantes poderiam ser decisões erradas e injustas, criando grandes conflitos, a ideia de democracia para Platão não é a ideal.

Na atualidade o que se vê, nos níveis mais altos da estrutura pública e indicação política, o que gera uma maior necessidade de técnicos especializados nas áreas públicas para subsidiarem o exercício de uma função técnica ocupada por ente político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com