TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Rene Descartes

Por:   •  6/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Rene Descartes

Origem: La Haye, Touraine – França

Corrente filosófica: Racionalismo

Abordagem: Dualismo mente/corpo

Principais obras: Regras para a direção do espírito (1628), O mundo ou Tratado da luz (1632-1633), Do Homem (escrito em 1633, lançado em 1662), Discurso sobre o método (1637), Geometria (1637), Meditações metafísicas (1641), A Descrição do corpo humano (1647) e As Paixões da Alma (1649).

Considerado um dos pensadores mais influentes da história, tornou-se uma das peças centrais da Revolução Científica, o Racionalismo na Idade Moderna e o Pensamento Cartesiano, que expressa a preocupação com a busca da verdade do qual não se pode duvidar, e autor da célebre frase: “Cogito, ergo sum” (Penso, logo existo).

René du Perron Descartes (1596 – 1650) nasceu em La Hayne, no dia 31 de Março, na antiga província de Touraine, atualmente conhecida como Descartes. Filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, proprietário de terras e com título de escudeiro, primeiro grau de nobreza e Jeanne Brochard, de quem contraiu tuberculose, tornando-se um homem de saúde frágil por toda a vida, sua mãe veio a falecer um tempo após o parto.

Ingressou no prestigiado colégio, doado pelo rei Henrique IV aos jesuítas, Royal Henry-Le-Grand La Flèche em Anjou, com 8 anos, onde ficou por cerca de nove anos (1606-1615), e desenvolveu o hábito de passar as manhãs na cama, devido a sua saúde, fazendo “Meditação Sistemática” – sobre ciência, matemática e filosofia. Depois, formou-se em direito, em 1616, pela Universidade de Poitiers, mas nunca exerceu a profissão. Acreditando que só a matemática demonstra o que afirma, ficou decepcionado com os estudos.

Após as muitas viagens nos anos que se seguiram, foi entre 1617 e 1618 que foi para a Holanda, ingressar no exército do príncipe Maurício de Nassau. Estudando com Isaac Beeckman criou vínculos com as descobertas Matemáticas mais recentes. No ano seguinte, quando estava na Alemanha, teve um sonho sobre um novo sistema matemático e científico e começa a formular a “Geometria Analitica” e seu “Método de Raciocinar Corretamente” aos 22 anos. Participou da Guerra dos Trinta Anos, sob as ordens de Tilly na Batalha do Monte Branco, em 1621. Regressou depois à França, onde empreendeu viagens pela Itália, Holanda e Espanha, em 1628, resolveu fixar residência nos Países Baixos, onde ficou até 1649, período em que deu aulas a rainha Cristina da Suécia, mas os pedidos reais de sua presença nos períodos da manhã combinado com o rigoroso clima da região, contribuíram para um agrave em sua saúde já frágil.

Em 1637, publicou três pequenos tratados científicos: A Dióptrica, Os Meteoros e A Geometria. O prefácio dessas obras serviu para uma de suas obras mais conhecidas, Discurso Sobre o Método. Em 1641, surge sua obra filosófica e metafísica mais imponente: as "Meditações Sobre a Filosofia Primeira". Influente também no meio aristocrático, em 1647, foi premiado pelo rei da França com uma pensão e começa a trabalhar na "Descrição do Corpo Humano".

Sua morte se deu aos 53 anos, no dia 11 de fevereiro de 1650, por conta de uma pneumonia, em Estocolmo, depois de dez dias doente, contudo, historiadores acreditam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com