TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de René Descartes entre 1596-1650

Por:   •  15/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

Biografia de René Descartes (1596-1650)

Para entender o contexto que René Descartes nasceu e viveu na história, e como ele foi importante no desenvolvimento da ciência, é preciso voltar na história, pois com certeza houve um mundo antes e um pós Descartes.

  • Antecedentes Filosóficos: Platão – Aristóteles - Idade Média – Renascimento – René Descartes;
  • Nascimento da Psicologia: Funcionalismo – Estruturalismo – Associacionismo;
  • Teorias clássicas: Psicanálise – Behaviorismo – Psicologia Humanista – Psicologia Cognitiva

Nasceu em 31/03/1596, em La Haye- Touraine – França, ele era uma criança sem peso, e os médicos o desenganaram a sua mãe, mas vencendo todas as probabilidades ele ganhou peso e sobreviveu, sua mãe o batizou com o nome de Renatus (renascido) Cartesius (nome que deu ao método que ele criou);

Dos 8 aos 16 anos estudou no colégio La Fléche, porém a sua determinação em busca da verdade o levava a viajar por toda Europa;

Era filósofo, físico e matemático e em 1616 se formou em Direito, mas não exerceu essa profissão, e aos 22 anos partiu para Holanda, com a intenção de seguir carreira militar, onde ele serviu como soldado no exército de Mauricio de Nassau: foi nessa época que estabelece contato com as descobertas recentes da Matemática. Em 1619 entrou para as fileiras do Duque de Baviera. E durante todo inverno ele passa a maior parte do tempo em uma sala aquecida por um fogão, em que ele estuda e cria seu método, fundindo procedimentos de lógica, geometria e álgebra. Esse tempo será a concepção da possibilidade de uma matemática universal e usá-la promete renovar toda ciência e toda a filosofia.

Em 10 de novembro de 1619, ele alega ter tido três sonhos sucessivos interpretados como uma mensagem do céu para se dedicar à sua missão filosófica. A importância de Descartes a estes sonhos colidem com as características que são atribuídas geralmente ao seu sistema (racionalismo).

Depois de renunciar à vida militar, ele viajou para a Alemanha, Países Baixos e voltou para França para vender seus bens e, assim garantir uma vida independente, em que pudesse se dedicar aos seus estudos.

Ele passou uma temporada na Itália (1623-1625) e, em seguida, estabeleceu-se em Paris, onde rompeu com a filosofia aristotélica adotada pelos acadêmicos, tornando-se defensor do método racional e lógico para construir o pensamento científico e um dos principais percussores do iluminismo.

Mudou para Holanda em 1628, para se dedicar aos estudos e lá produziu sua obra mais importante, o Discurso sobre o método, no qual recomendava que as ciências físicas adotassem o mesmo método dedutivo usado pelos geômetras.

Em 1637 para ilustrar seu método, inclui no Discurso três apêndices científicos: Dióptrica, Meteoros e Geometria. A geometria foi a obra que revolucionou a matemática e abriu caminho para todo avanço das ciências experimentais nos séculos XVII e XVIII. Nesse contexto Descartes criou a geometria cartesiana, que pode ser vista como aplicação da Geometria à Álgebra e da Álgebra a geometria, teoria que deu origem ao que conhecemos hoje por         Geometria Analítica que é um método que permitia representar os números de uma equação como pontos em um gráfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com