TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia René Descartes

Por:   •  25/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

René Descartes (pronuncia-se Decartes) foi um filósofo racionalista que nasceu na Província de La Haye (pronuncia-se La Rê), França, em 1596. Filho de família aristocrática e órfão de mãe estudou no colégio interno jesuíta La Fleche e formou-se em direito, foi voluntário militar na Guerra dos 30 Anos pelo exército de Mauricio de Nassau, morou na Holanda por mais de 20 anos e faleceu em Estocolmo, em 1650 como mestre de filosofia da Rainha Cristina da Suécia.

Influenciado por Galileu e pela amizade com o físico e matemático holandês Isaac Beekman, acreditava que todas as coisas que caem no conhecimento humano, estão interconectadas de alguma forma, o que descreveu em seu livro Discurso do Método, uma de suas obras mais famosas, publicado em 1637. Com isso criou a metáfora da árvore do conhecimento, onde a física era o tronco, sustentando todas as outras ciências e formas de saber

Na busca da premissa da evidência, Descartes propunha a Dúvida Metódica, método que se levado até o nível do absurdo, quando a própria dúvida forneceria a verdade indubitável o método apresentava os seguintes passos: evidência, análise, ordenação e enumeração.

A concepção de mundo e de homem de Descartes ficou conhecida como Dualismo Cartesiano: a divisão da natureza em dois domínios opostos. O da mente ou espírito (Res Cogitans1, a coisa pensante, livre, consciente de si e sem dimensão espacial) e o da matéria (Res Extensa2, a coisa extensa, material, mensurável e sem consciência). Para ele, Deus era a ponte entre esses dois domínios.

Em sua premissa mais famosa, Descartes exercita a dúvida até atingir seu ápice, segundo ele, estamos sempre pensando e por isso, existimos. “Notei que, enquanto pensava que tudo fosse falso, era necessário que eu, que pensava isso, fosse alguma coisa. E observando que essa verdade ‘eu estou pensando, portanto eu existo’, era tão firme e certa, decidi que poderia aceitá-la como primeiro princípio da filosofia que procurava. ” –René Descartes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com