TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO DE CASTRO ALVES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Por:   •  28/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO DE CASTRO ALVES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Ana Carolina Bach Scherer

Kananda Pires Poles

Turma: 3 ANO A– FILOSOFIA

1. TEMA

Homofobia

DELIMITAÇÃO DO TEMA

PROBLEMATIZAÇÃO

O que significa o termo homofobia?

3. JUSTIFICATIVA

O tema pesquisado decorre de questões levantadas ao longo da formação acadêmica do estudante do Ensino Médio na disciplina de Filosofia. Neste período, começaram a surgir questionamentos sobre a homofobia.

Atualmente, o interesse dos estudantes e pesquisadores da área das ciências e da humanidade em relação ao tema homofobia tem aumentado significativamente dos interesses de alunos em áreas do conhecimento sobre a homofobia.

Dessa forma a pesquisa visa colaborar para que os estudantes e pesquisadores das mais diversas áreas possam refletir sobre o preconceito contra homossexuais tendo acesso a informações, visando à aprendizagem e o conhecimento.

A homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais. Aqueles que abrigam em sua mente esta fobia ainda não definiram completamente sua identidade sexual, o que gera dúvidas, angústias e uma certa revolta, que são transferidas para os que professam essa preferência sexual. Muitas vezes isso ocorre no inconsciente destes indivíduos.

O termo homofobia tem sido amplamente utilizado para a conceitualização do preconceito e discriminação contra indivíduos que apresentem orientação sexual diferente da heterossexual. Apesar do seu uso corrente no Brasil, são quase ignoradas a extensa discussão e as controvérsias teóricas em torno do termo desde que foi cunhado na década de 1970 nos Estados Unidos.

Por fim, defender-se-á o uso da construção "preconceito contra diversidade sexual" como alternativa à homofobia para melhor definir o fenômeno quando pensado do ponto de vista individual.

4. OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO GERAL

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer como determinações culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e feminino, posicionando-se contra a discriminação a eles associados.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (ampliar)

Em um discurso de 1998 a autora ativista e líder dos direitos civis, Coretta Scott King, declarou: "A homofobia é como o racismo, o antissemitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negar a sua humanidade, dignidade e personalidade." Percebe-se que a autora deixa claro que todo ser humano é digno de seus direitos seja ele homossexual ou não. Em maio de 2011, em referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com