TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS, TEORIAS E TIPOLOGIAS DA VIOLÊNCIA

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 3

                              CONCEITOS, TEORIAS E TIPOLOGIAS DA VIOLÊNCIA

          A violência vem sendo objeto de estudos em praticamente todo o mundo, em alguns países, mais desenvolvidos, a mais tempo, no Brasil nos últimos 20 anos. A violência, conforme estudos, está relacionada principalmente ao estilo de vida dos cidadãos, independente da classe social, ela atinge a todos. Alguns menos, outros, em maior grau.  É um problema social muito grave, pois com a violência temos: Mortes, lesões e traumas físicos. As pessoas vivem com medo. Diminui a qualidade de vida. Temos também a violência cultural, homem contra a mulher. Adultos contra idosos e crianças. Brancos contra negros. De outros grupos contra Judeus e Árabes. Contra homossexuais.

          Direitos Humanos são os diretos fundamentais de todas as pessoas, independentemente de cor, orientação sexual, raça, credo, profissão, ricos ou pobres, portadores de deficiências. Estudos indicam que 70% dos jovens mortos por policiais ou gangues não tem envolvimento com o crime. São apenas jovens que estão no trabalho informal ou estudantes, são mortos em sua maioria por que pertencem a uma classe social mais baixa, em um clamante desrespeito a seus direitos fundamentais, que é de ir e vir. Jovens que em sua maioria sofrem a violência dentro de suas casas.  Existe a tortura, física e psicológica, feita principalmente por agentes públicos que deveriam ao invés disto, garantir aos cidadãos fossem respeitados.

          Investimentos na educação, principalmente na educação básica, com professores valorizados e protegidos para que possam exercer sua profissão com a certeza de que não chegará um pai de aluno ou o próprio, para agredir o professor apenas por que ele tirou seu celular. Estamos vivendo uma época de inversão de valores onde o educador tem que se proteger de toda a sorte de violência, não são respeitados e muito menos valorizados. Entendo que é na formação do cidadão que devemos dar a consciência de que a violência não é uma alternativa de vida, e sim um problema social grave e que este pequeno cidadão deve se manter longe para que possa ter uma vida plena. Em nosso país foram criadas leis para ajudar as vítimas da violência.

          Lei Maria Da Penha, protege as mulheres da violência dos homens. Estatuto dos idosos, estatuto da criança e do adolescente, leis mais duras contra o racismo e homofobia, temos também as cotas raciais que é uma maneira paliativa de inserir a diversidade nas universidades e no mercado de trabalho.

          Temos também a violência do Estado contra o cidadão, onde direitos básicos como saúde e educação não são respeitados. Todos os dias vemos em rede nacional hospitais lotados, pessoas amontoadas em corredores em uma clara violência aos direitos. Escolas sendo fechadas por invasão ou troca de tiros na região. Devemos exigir que nossos governantes cumpram e façam que a nossas leis sejam cumpridas, só assim podemos, se não eliminar, mas pelo menos diminuir um pouco da violência em nosso pais.  

Referências:

https://feevale.blackboard.com/bbcswebdav/pid-435692-dt-content-rid-1357561_1/courses/201502_7101_230564_7134A/_curso/conceitos%20teorias%20tipologias.pdf. Acesso em 05 de dezembro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com